9 dicas para conhecer o poder do seu corpo

Já reparou como, facilmente, passa pelos dias sem se dar conta de que existe um corpo em si?
Sim, eu sei. Enquanto pensa e repensa, ou se distrai com qualquer coisa, está tão envolvido nas suas histórias do quotidiano que se esquece de si.

Mas tudo o que acontece no seu corpo reflecte a sua vida. E esta tem uma ou duas coisas para lhe confessar… Uma delas é que se não dedicar algum tempo a perceber o seu corpo, a tomar consciência de si e do que o rodeia, não vai escolher o que é melhor para si. Vai viver em piloto automático, mesmo quando acha que está sob controlo. Até perder o controlo. E o seu corpo lhe berrar: “porque é que te deixaste chegar a isto?”

A prática de Mindfulness permite várias formas de poder ganhar liberdade e serenidade, mudando a relação com o seu corpo. Como?

1. Conheça o seu corpo

Basta a prática de Body Scan para conhecer o poder do seu corpo, tornando-se mais íntimo com a forma como este se sente, e reconhecendo as alterações das sensações dos pés à cabeça.

2. Reduza o stress fazendo check-in ao corpo

Não, não fazemos apenas check-in no hotel. Ao longo do dia, o nosso corpo acumula tensão devido ao stress (sabe isso, certo?). Se puder lembre-se a cada hora de fazer uma respiração profunda e notar onde surge tensão no corpo à medida que respira – talvez pescoço, ombros, costas, abdómen… Permita que estas áreas mais tensas suavizem ao respirar, depois estique-se e ajuste a sua postura.

3. Saboreie o que existe de bom

Como será que o seu corpo reage quando surge uma emoção positiva? Da próxima vez que estiver a sentir-se bem note como esse estado se manifesta fisicamente. Será que o seu corpo fica relaxado? Será que o sente a aquecer nalguma área específica? Estar consciente de emoções positivas permite-nos alargar a nossa perspectiva momentânea e activar reacções positivas, como a vontade de querer contemplar uma paisagem bonita ou simplesmente querer brincar e divertir-se. Natural e gradualmente, vai aumentando os seus recursos naturais e resiliência!

4. Aumente a sua inteligência emocional

Oiça as pistas que o seu corpo lhe vai providenciando, momento-a-momento, a propósito da forma como se sente. Apenas por reparar nestas pistas, vai aumentando gradualmente a sua inteligência emocional.

5. Pose de Super-Homem

A investigação da psicóloga social Amy Cuddy tem demonstrado que algumas posturas corporais aumentam a sua confiança e podem, nomeadamente, reduzir o seu stress. Procure, nalguns momentos, assumir a postura do Super-Homem: endireitando as suas costas, verticalizando o peito, coração aberto e mãos na cintura – e fique assim dois minutos – mas se sentir que é ridículo, não faça. Nem todos nascemos para poses de super-herói:)

6.  Redescubra as suas actividades diárias

O nosso cérebro está desenhado para que as tarefas diárias fiquem arrumadas na secção das rotinas permitindo à nossa atenção dedicar-se às novidades, que surgem todos os dias. Mas, quando trazemos a nossa curiosidade e atenção a rotinas simples, como lavar a loiça ou tomar um duche, aquilo que não tinha relevância ganha vida por artes mágicas. Procure a novidade na rotina e surpreenda-se com o mundo de sensações à sua disposição – aqui fica a dica para tomar aquele que pode ser o seu melhor banho de sempre.

7. Sintonize o seu coração

Constitui componente essencial do bem-estar o cuidar de um coração bondoso, e podemos utilizar o corpo para exercitar esta atitude. Basta que coloque uma mão sobre o seu coração respire para lá, pense em alguém que o faz sorrir de forma terna e, na sua mente, deseje-lhe bem.

8. Sinta-se centrado

Provavelmente, já ouviu a expressão “core” associado à actividade física. “Core” é muitas vezes o nome dado ao abdómen por ser ele o núcleo do corpo e poder ser usado para ter força e sentir-se grounded. Se se sentir em stress ou com ansiedade, pode colocar uma ou duas mãos sobre o seu abdómen. Depois respire lentamente e profundamente algumas vezes (demorando mais tempo na expiração, do que na inspiração) e note como se sente mais estabilizado.

9. Mexa o seu corpo

Muitos de nós passamos maior parte do nosso dia sentados, por isso os nossos corpos rigidificam. Esta rigidificação promove maior tensão, stress e sensação de bloqueio. Ao mexer o seu corpo – mudando a sua postura, abrindo o seu peito, fazendo pequenas rotações do tronco à esquerda e direita – torna-se mais presente e consciente do aqui-e-agora.

Agora que sabe mais sobre como usar o seu corpo para estar presente momento-a-momento, informo-o ainda que, na Oficina de Psicologia, elaborámos o Programa ExperiMente Mindfulness que, ao longo dos últimos anos, tem permitido a muitas pessoas iniciarem uma prática regular de Mindfulness.

As próximas edições do Programa Experimente Mindfulness têm o seu início nos dias:
5 de Abril de 2017

É constituído por 6 sessões semanais, cada sessão tem um custo unitário de 25€ (120€ se pagar conjunto das 6 sessões na inscrição). Decorre em Lisboa e Porto.

Os lugares são limitados, inscreva-se aqui


Traduzido e adaptado livremente do artigo “Love Your Body, Free Your Mind” de Elisha e Stefanie Goldstein, na Mindful Magazine.

Nuno Mendes
Nuno MendesDirector Clínico
Psicólogo Clínico e Psicoterapeuta
Mostrar mais Artigos
2017-03-07T10:54:12+00:00 Agosto 26th, 2016|Corpo, Mindfulness, Nuno Mendes Duarte|