A fabulosa companhia de um livro

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

Rita Castanheira Alves

Rita Castanheira Alves

Frequentemente os pais queixam-se que os filhos não leem: “ – Só joga computador… Não pega num livro.”; “ – Quando tinha a idade dela ia para o jardim ler, lia um livro num instante… Agora só vê séries televisivas.”

O que costuma fazer para desenvolver hábitos de leitura nos seus filhos?

Desde cedo que os hábitos de leitura podem ser desenvolvidos nas crianças e o interesse pelo folhear, descobrir o que vem a seguir, primeiro com livros com desenhos e pequenas palavras e depois cheios de texto, no qual se sente uma vontade de mergulhar e perdermos (ou ganharmos) o tempo, as horas enquanto viajamos na história que nos oferecem.

Quando são pequeninos, mesmo antes de conseguirem ler, no berço, no parque, no tapete onde brincam, podem ser postos livros, daqueles com desenhos grandes e coloridos e palavras. Pode sentá-lo ao seu colo e folhearem juntos cada página do livro e ir apontando e dizendo os nomes. Mais tarde, pode mesmo existir o momento da história para adormecer, mostrando as imagens, fazendo perguntas sobre o que se lê. Ao fim-de-semana, com chuva lá fora, podem juntos construir histórias com colagens, palavras, frases e personagens que podem criar juntos. São momentos de qualidade para estarem em família e em simultâneo desenvolve no seu filho o interesse e curiosidade pela leitura.

Mesmo que não tenha muitos hábitos de leitura ou especial gosto porque não começar a desenvolvê-lo em conjunto com o seu filho? Com os mais crescidos, pode ler revistas, notícias de jornais, poderão visitar uma biblioteca ou livraria, requisitar livros e trocar ideias sobre os mesmos um com o outro. Poderão juntos ir até ao jardim ler cada um o seu livro, ir até à praia e entre um mergulho e outro, lerem e mais tarde trocarem de livros para depois conversarem sobre os mesmos. De vez em quando, poderá recortar uma notícia, um artigos interessante e deixá-lo na secretária do quarto do seu filho ou no placard de cortiça.

A estimulação da leitura e o desenvolvimento de hábitos de leitura é um processo no qual os pais poderão ser sempre agentes importantes, ajudando os filhos a escolher livros adequados à sua fase de desenvolvimento e interesses, ouvindo histórias que eles querem contar, dando-lhes a conhecer livros que os pais gostaram na sua infância ou adolescência.

Os hábitos de leitura deverão ser desenvolvidos e incutidos de uma forma gradual, sem exigências e sem imposições, para que a leitura seja associada a uma actividade prazerosa e não a uma obrigação aborrecida. Pais que leem em casa, no jardim ou na praia, estão a criar hábitos de leitura nos filhos ou pelo menos a estimular desde pequenos a companhia de uma revista, livro ou jornal.

E se quer ajudar o seu filho a sentir o prazer único que a companhia de um livro nos traz, faça as seguintes perguntas a si próprio(a):

  • O meu filho costuma ver-me ler?
  • Costumo comprar livros para o meu filho?
  • Costumo comprar livros com o meu filho?
  • Sei que tipo de assuntos interessam ao meu filho?
  • Costumo falar sobre um livro com o meu filho?
  • Leio passagens de livros, artigos de revistas ou notícias com ou para o meu filho?
  • Já fui com o meu filho a uma biblioteca ou livraria?
  • Já lhe contei uma história de um livro ou artigo com entusiasmo?

 

Hoje mesmo, escolha um texto, curto, simples e bonito. Partilhe-o com o seu filho: leia-o, deixe-o na secretária ou com um íman no frigorífico.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

0
  Talvez também lhe interesse:

Add a Comment