Artigos

A hora de acordar

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

 

Cristiana Pereira

Cristiana Pereira

Para que horas marcou o despertador? Talvez os seus horários estejam errados!

 

De acordo com Paul Kelley, um especialista do sono da Universidade de Oxford, os horários que estabelecemos para o nosso quotidiano estão errados, pois estamos a contrariar os horários naturais do corpo humano. Segundo Paul Kelley, as consequências são muitas: o cansaço surge mais cedo, o rendimento diminui e a saúde começa a deteriorar-se mais depressa. Então, para que horas devemos marcar os despertadores?

 

Aos 20 anos: acordar às 9h30

O cérebro cumpre dois processos corporais durante o sono: um deles alerta, o outro insiste no sono. Isto depende de duas hormonas: a melatonina (do sono) e a orexina (a que desperta). Aos 20 anos, a orexina não se sobrepõe à melatonina até meados de manhã.

 

10h00: hora de tomar café. Há uma razão para muitos jovens não tomarem o pequeno-almoço: simplesmente não sentem fome neste momento. “Cerca de duas horas depois de acordar, estamos num estado chamado de inércia do sono,” segundo Paul Kelley. Os processos metabólicos ainda estão diminuídos, por isso não sentem necessidade de obter energia. No entanto, a cafeína ajuda no processo do despertar.

 

Aos 30 anos: acordar às 8h10

Existe um grande salto entre os 20 e os 30 anos. Tal como explica Paul Kelley, os músculos, pulmões e o cérebro começam a envelhecer e o corpo desperta mais cedo para maximizar o seu estado de alerta.

Vinte minutos mais tarde, pelas 8h40, deve tomar o pequeno-almoço. Evite o açúcar e o amido na primeira refeição da manhã, para que os seus níveis de açúcar no sangue se mantenham mais estáveis.

 

Aos 40 anos: acordar às 7h50

Nesta idade, o estado de alerta do corpo sobrepõe-se às exigências dos ciclos do sono. Tome o pequeno-almoço 30 minutos depois de acordar e opte pelos alimentos muito ricos em fibra que o façam sentir mais satisfeito e revigorado.

O exercício, nesta fase, é fundamental. Depois do pequeno-almoço, uma pequena caminhada é o suficiente para que a circulação sanguínea estimule os músculos. O exercício físico vai funcionar como segundo despertador do corpo humano, que ainda está entorpecido.

Aos 50 anos: acordar às 7h00

Por volta desta idade, o corpo precisa cada vez menos tempo de sono profundo. Meia hora depois, deve tomar um pequeno-almoço. Paul Kelley afirma que o metabolismo diminui 5% por cada década depois dos 40, por isso, tomar a primeira refeição da manhã à hora indicada é tão importante para estimular o corpo, particularmente os músculos.

Pelas 8h00 aproveite para dar uma caminhada. “A luz da manhã é essencial para regular o relógio do corpo e garantir que todos os processos biológicos – desde a digestão ao controlo da temperatura – funcionem como devem.”, diz o especialista.

 

Aos 60 anos: acordar às 6h30

Kelley diz que o nosso corpo está bem ciente dos efeitos benéficos da luz solar e naturalmente desperta cedo, como quando éramos crianças.

Meia hora depois, deve tomar o pequeno-almoço. Beneficie da energia dos mirtilos, que vão ativar uma enzima chamada “enos”, responsável pela otimização da circulação do sangue e do oxigénio do cérebro.

Por volta das 8h00, é também a melhor altura para praticar exercício físico. Nesta idade, Paul Kelley refere que o melhor é que o desporto seja praticado ao ar livre. O yoga e as aulas de pilates são sempre boa ideia porque aquecem bem os músculos.

 

Aos 70 anos: 6h00

“Os seus processos biológicos começam, naturalmente, meia hora mais cedo”, diz o Dr. Kelley.

Às 6h30 já deve estar a tomar o pequeno-almoço. Os cientistas dizem que as pessoas mais velhas beneficiam mais de um pequeno-almoço, pois estimula o metabolismo tipicamente lento nesta idade.

Um rápido passeio pela manhã é importante quando forem 7h30. Caminhe um pouco para aquecer os músculos. O exercício aeróbico (ou qualquer outro que faça com que acelere um pouco a respiração) aumenta a concentração.

 

 

Para ler o restante artigo, pode aceder-lhe aqui

 

 

 

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin
0
  Talvez também lhe interesse:

Add a Comment


Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress