À procura de um milagre profissional?

#frustradoseperdidos #pessoasincríveisquearriscamprocurarassuaspaixões #carreiraemmovimento #comoiniciarumamudançadevida #naminhavidaquemmandasoueu

 

Sem rumo profissional e sem nenhuma ideia para onde seguir? Então, não tenho dúvidas que é uma pessoa incrível (e a sua verdadeira jornada começa agora)!

Acontece a todos que começam a dar os primeiros passos na procura de uma vida profissional satisfatória; ninguém consegue garantir se está a fazer as escolhas certas ou se tem as dúvidas certas… apenas que não está no sítio certo.

 

O nosso dia-a-dia é uma constante prática de imprevisibilidade: Como será o meu dia? Como me sentirei? O que acontecerá? O que pedirá o meu chefe na reunião? Como irão reagir os meus colegas ao meu pedido de mudança de departamento? Quantos emails receberei hoje? A quantos problemas conseguirei dar resposta?

 

Vivemos as nossas vidas, momento a momento, respondendo aos desafios que nos vão surgindo e é assim que vamos progredindo, criando e inovando. Mas, nem sempre  acontece quando o tema é “mudança de carreira”, ficamos aflitos quando não sabemos exatamente o que vai acontecer a seguir, não queremos dar nenhum passo em falso, esperamos por certezas e assim ficamos para sempre… es-pe-ran-do (concentrados no problema e não na solução).

 

Luzes, Ação!

 

Criar e recriar uma vida profissional satisfatória implica movimento, esse enorme ato de coragem! Mover-se é por isso uma habilidade fundamental, mover-se livremente (sem expectativas e ensaiando papéis e atividades) uma forma de lhe garantir sucesso e realização no mundo do trabalho, porque o verdadeiro crescimento encontra-se no processo e não nos resultados (no caminho e não na chegada).

 

Porque não dar-se a si próprio permissão para começar a mover-se?

 

  1. Pratique o SIM no que diz respeito a mudança de carreira – sim a experiências diferentes, sim a ideias inovadoras, sim às coisas que gosta e sabe que gosta ( sim, eu gosto muito de estar ao ar livre);

 

  1. ENRIQUEÇA – coloque a sua mente em modo criativo e dê existência a novas ideias e possibilidades ( sim, eu gosto muito de estar ao ar livre e conversar com pessoas e conhecer novos sítios e conhecer as histórias desses sítios e caminhar… );

 

  1. AFIRME – faça parte da solução dirigindo a sua atenção para aquilo que tem, para as respostas que sabe. É incrível como os nossos diálogos internos têm impacto nas nossas vidas e acredite que ninguém é suficientemente corajoso para se comprometer com nada ou com um monte de questões problemáticas. Treine a sua mente para o ato de se movimentar, de fluir livremente sobre ideias (mesmo sobre as mais estranhas e descabidas!) e veja onde “estas” o levam ( eu não sei ainda exatamente o que posso fazer, mas sei que gosto da ideia de trabalhar ao ar livre e também gosto da ideia de trabalhar com pessoas, por isso vou encontrar uma profissão onde possa conciliar ambos os cenários).

 

  1. GANHE OPORTUNIDADEScomeçando de novo, claro. Estava tentada a escrever “ganhe oportunidades…errando”, mas na ausência de expectativas não existem erros, existem ensaios que nos aproximam ou distanciam de uma realidade que tem tudo a ver connosco. Nenhum ensaio está “errado”, apenas não é o que esperávamos. Ganhámos, por isso, mais uma volta no carrossel, então aproveitemos a viagem como uma valente oportunidade de aprendizagem!

 

Recolha ideias, olhe à sua volta, afirme possibilidades, partilhe com pessoas da sua confiança, preste atenção às oportunidades que surjam, inspire-se com outras vidas (e com o mundo), experimente “errar” ou melhor… ensaiar!

 

Inicie este movimento e inscreva-se no nosso programa “Desenhe a sua Vida” – junte-se às centenas de pessoas que já fizeram este programa nos Estados Unidos e mudaram as suas vidas!

Vera Lisa Barroso
Vera Lisa BarrosoPsicóloga Clínica
Mostrar mais Artigos
2017-04-22T16:08:33+00:00 Abril 22nd, 2017|Carreira, Desenvolvimento Pessoal, Vera Lisa Barroso|