A psicoterapia à distância é eficaz?

Andreia Cabral

Andreia Cabral

Num primeiro momento, falar de psicoterapia à distância ou de consulta psicológica online pode causar estranheza… Será que resulta? Será que é igual à consulta presencial?!

De facto, estamos habituados a pensar nesta consulta com um cenário estereotipado: psicólogo e cliente sentados confortavelmente em poltronas, próximos fisicamente. Mas novos desafios têm surgido e, cada vez mais, surge a necessidade de utilizar as novas tecnologias para chegar a quem precisa mas que não está fisicamente próximo. A consulta online é a resposta, deixando que psicólogo e cliente estejam confortavelmente sentados nos seus espaços, fisicamente distantes, mas unidos por uma ferramenta que lhes permite partilhar emoções, pensamentos, estratégias e soluções, tal e qual como numa consulta presencial.

Uma investigação recente (Wagner, Horn & Maercker, 2013) da Universidade de Zurique concluiu que a psicoterapia à distância é tão eficaz quanto a presencial em casos de depressão moderada. 62 pessoas participaram neste estudo, divididos em 2 grupos: o que teria terapia à distância e o que teria terapia presencial. No final dos tratamentos, os níveis depressivos de ambos os grupos diminuíram significativamente e o grau de satisfação com o acompanhamento era igualmente elevado.

Em países como o Reino Unido, os EUA e a Austrália existem já programas de intervenção online comprovadamente eficazes em problemáticas como a depressão, fobia social e perturbação de pânico.

Neste sentido, a investigação tem vindo a comprovar que, mais do que possível, a terapia à distância é exequível sem perda de qualidade ou eficácia, podendo assim, ser um serviço disponível para tantas pessoas que, por diferentes motivos, não acederam a uma consulta presencial até ao momento.

Na Oficina de Psicologia temos uma área de psicoterapia à distância: OP Online. Para que todos os portugueses possam aceder a psicoterapia, estejam onde estiverem!

2016-07-23T19:30:27+00:00 Julho 23rd, 2016|Andreia Cabral, OP Online|