A relação entre a auto-estima e o nosso dia-a-dia

Cristiana Pereira

Cristiana Pereira

Talvez arriscasse começar este texto dizendo que uma das estratégias mais eficazes para aumentar o nosso bem-estar é aprender a cuidar e a gostar de nós mesmos.

O que é, então, a auto-estima? A auto-estima é a valorização que fazemos de nós próprios, do conjunto de características pessoais, psicológicas e sociais que dizem respeito à nossa personalidade. E, por isso, podemos aprender a melhorar e a desenvolver a nossa auto-estima.

Neste sentido, dependendo de como vivemos a nossa vida, temos a nossa própria forma de interpretar os vários acontecimentos. A nossa existência é um processo contínuo de aprendizagem e as experiências permitem-nos aprender a relacionar-nos, partilhar, criar, estar alegres, desfrutar… Por exemplo, se quando actuamos de uma determinada forma obtemos resultados agradáveis, o normal é que, em circunstâncias parecidas, tentemos voltar a comportar-nos do mesmo modo para obter resultados idênticos. Pelo contrário, se, devido ao nosso comportamento, obtivemos consequências desagradáveis e não alcançámos os resultados pretendidos, ficaremos desanimados e com pouca confiança em nós mesmos. Por outras palavras, quando obtemos resultados negativos a nossa auto-estima tende a ressentir-se, excepto nas pessoas que têm uma grande confiança em si mesmas.

Contudo, é possível termos uma boa auto-estima quando aprendemos a gostar de nós e a respeitar-nos.

E, com isto, devemos ter cuidado com algumas leituras que fazemos com alguns acontecimentos, como quando invertemos a ordem segundo a qual as coisas sucedem: diz-se que se uma pessoa tem uma alta auto-estima irá ter êxito. No entanto, na maioria dos casos será o resultado do nosso comportamento que fará com que tenhamos ou não confiança em nós mesmos e no desempenho de uma tarefa.

Em terapia, muitas pessoas anseiam aumentar a sua auto-estima rapidamente para poderem enfrentar os medos e superar as suas inseguranças. Mas, assim sendo, a prioridade será que a pessoa seja capaz de realizar actividades com êxito e, assim, ir ganhado mais confiança e aumentando a sua auto-estima.

Neste sentido, podemos dizer que o bem-estar é o prazer de viver enquanto desfrutamos do que fazemos a cada dia, a cada instante, sabendo que a vida tem uma direcção e um sentido.

2014-06-22T12:03:22+00:00 Junho 22nd, 2014|Cristiana Pereira, Desenvolvimento Pessoal, Personalidade|
Translate »