Ajude o seu filho a preparar o sucesso escolar

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

Inês Afonso Marques

Inês Afonso Marques

Terminado o período de férias e com o regresso às aulas, assiste-se com frequência à pressão – dos pais, dos professores, dos colegas e até do próprio estudante, para se ser bom aluno… Desafio: vamos substituir a palavra pressão por motivação? Como motivar o seu filho para a escola, para o estudo, para o sucesso académico? Deixamos algumas linhas orientadoras.

Em casa, proporcione um local de estudo específico, com mobiliário confortável e adequado à estatura do seu filho, livre de estímulos distractores, bem iluminado e arejado. Dentro do possível, deixe que seja a criança a escolher o seu material escolar.

Encoraje o espírito crítico. Para as crianças mais pequenas, pode ser importante a presença do adulto por perto na altura de fazer os trabalhos de casa. Mas resista a fazê-los por ela. Incentive-a a reflectir, colocando questões e dando exemplos. Não “ofereça” as respostas correctas.

Fomente o gosto pela leitura e os interesses que a criança demonstra. Um livro de banda desenhada, de carros ou de princesas poderá, à partida, parecer pouco interessante para um adulto. No entanto, lembre-se que desse modo a criança se sentirá mais motivada e curiosa para saber mais.

– Ajude o seu filho a desenvolver a noção de que a inteligência depende em grande medida de investimento e de trabalho.

Valorize o esforço e a persistência enquanto competências-chave para enfrentar desafios escolares.

– Em conjunto, façam jogos que estimulem a atenção e a concentração.

Ajude a criança a traçar objectivos realistas para o ano lectivo.

Desenvolvam estratégias para lidar com as situações de stress, como por exemplo exercícios de Mindfulness.

Boas aulas!

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

0
  Talvez também lhe interesse: