Ano novo… objetivos novos!

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

Sónia Anjos

Sónia Anjos

Mais um fim de ano que se aproxima e com ele o “desejo” de enterrar velhos hábitos de pensar, de sentir e agir, aliado à vontade de estabelecer novos objetivos… fresquinhos!

É altura de fazermos o balanço, analisar o que nos propusemos alcançar e não alcançámos, estabelecer novos objetivos e metas que nos dão novo fôlego e energia. Acima de tudo, acreditamos que este ano é que vai ser.

Aproveite esta vontade de mudar, de melhorar para encontrar novas formas de equilíbrio e de bem-estar.

Está pronto? Só precisa de si, de um lápis, uma folha de papel e… um lugar calmo e agradável!

– Como está a sua satisfação nas diferentes áreas da sua vida – familiar, pessoal, profissional, económica?
Repense os seus objetivos a curto e a médio prazo. Provavelmente uns objetivos mantêm-se, outros podem ser reformulados.

Analise que objetivos estabeleceu para si próprio no ano que passou: que obstáculos surgiram? Como lidou com esses obstáculos? Manteve o foco nos objetivos ou ficou “preso” nos obstáculos? O que poderia ter feito de forma diferente e que estava sob o seu controlo? O que não estava sob o seu controlo? Como lidou com esses aspetos?

– O que deseja para si, nas diferentes áreas, daqui a um ano? Estabeleça objetivos, realistas, para cada uma dessas áreas. Identifique aquilo que depende de si e o que à partida não depende de si.

– Identifique os recursos internos que o vão ajudar a alcançar o que pretende. Tem dificuldade em reconhecer os recursos de que necessita? Lembra-se de situações de sucesso no passado? Que recursos internos utilizou para lidar com obstáculos internos (medo, , preocupação, insegurança) e com os obstáculos externos?

A partir de agora depende de si continuar a acreditar que vai ser capaz. Para isso é necessário comprometer-se com os seus objetivos, com a sua vida.

Lembre-se de que para obter algo novo tem de fazer algo diferente! Procure as (novas) formas de equilíbrio dentro de si.

Voltamos a encontrar-nos daqui a um ano!

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

0
  Talvez também lhe interesse:

Add a Comment