Ansiedade social

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

Alguns de nós quando se relacionam com os outros sentem-se pouco à vontade e algum desconforto.

O desconforto pode ser mais ou menos intenso e assumir formas diversas desde sensações de inquietação, apreensão e nervosismo, até palpitações, tremores, suores, mal-estar gastrointestinal, rubor e confusão mental, acompanhados de uma sensação de medo quase irracional. Se estes sintomas se intensificam ao ponto de querer evitar as várias situações sociais é natural que sofra ansiedade social.

Nas situações de ansiedade social receamos no fundo que os outros encontrem em nós alguma falha ou algum sinal de incompetência e que por isso nos rejeitem e/ou nos coloquem numa situação de chacota ou humilhação. Para não correr o risco que tais situações possam suceder, acabamos por limitar a nossa vida e a possibilidade de ter uma vida mais preenchida e satisfatória.

É possível aprender a gerir a ansiedade social e sobretudo a olhar para si de uma forma menos dura e mais aceitante. Na Oficina de Psicologia, além da psicoterapia individual, privilegiamos o formato de grupo para lidar com estas questões.

Parece assustador e quase um contra-senso. “Se não estou à vontade com os outros para quê colocar-me numa situação de grupo?”. Mas são diversos os motivos para o fazer.

O grupo permite-nos perceber que não somos os únicos que se confrontam com essa situação, o que é reconfortante e ajuda a mitigar a sensação de solidão e de estranheza. Por outro lado, o grupo permite-nos tirar partido de presença dos outros para criar uma variedade de situações que nos causam ansiedade e simula-las num ambiente seguro e protegido, ao mesmo tempo que podemos testar e verificar se as preocupações que temos acerca das percepções que os outros têm de nós, são verdadeiras ou não. Ao juntar-se ao grupo também assume ”publicamente” que quer mudar e o empenho e compromisso é muito maior do que se estiver a fazê-lo sozinho. É estimulante aprender com os outros e aprender ajudando os outros a ultrapassar os problemas, que afinal também são os nossos problemas.

No dia 17 de Março irá ter início o Grupo Terapêutico de Ansiedade Social, as sessões serão semanais, quintas-feiras das 20h às 21h30, durante 12 semanas. Cada sessão terá o custo unitário de 20€.

Os objetivos do grupo são:

  • Perceber melhor o que é a ansiedade social;
  • Compreender o que causa esta ansiedade e como se manifesta;
  • Aprender a lidar com os pensamentos automáticos que acompanham a ansiedade social desenvolvendo novos padrões de pensamento;
  • Aprender estratégias de regulação emocional;
  • Alcançar mais controlo sobre a ansiedade;
  • Desenvolver competências sociais a partir de uma comunicação assertiva.

Inscreva-se já através deste formulário, ou coloque as suas questões!

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

0
  Talvez também lhe interesse:

Add a Comment