Ao cuidar do sono do seu filho, não…

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

Inês Afonso Marques

Inês Afonso Marques

Lembra-se quando falámos de alguns “sins” amigos da hora de deitar do seu pequenote? Hoje falamos de alguns “nãos”… Isto se aquilo que deseja é que a hora de ir para a cama dos seus filhos seja tranquila… Para todos!

NÃO… vejam televisão antes de dormir. Seja pela acção, a história, as cores, as músicas e coreografias… Todo este cenário, mesmo antes de ir dormir, é pouco compatível com a necessidade da criança “desligar” da agitação do dia, para adormecer tranquila.

NÃO… escolham livros muito extensos, complicados ou com histórias assustadoras. À semelhança do que acontece com desenhos animados que convidam a resolver mistérios, a desvendar enigmas ou a fugir de criaturas monstruosas, este tipo de livros é melhor recebido durante o dia, com a luz do Sol. Para a hora de adormecer, optem por histórias pequenas, simples e com personagens mais carinhosas.

Não… se envolva na batalha do “só mais…” Procure substituir o “Vai já para a cama.” por um “está na hora de ir para a cama.” Se a criança pedir para continuar a brincar, porque não tem sono, reforce que ainda assim é hora de ir para a cama e que poderá cantar um pouco ou levar para a cama um “amiguinho” e continuar a brincar calmamente com ele até adormecer.

Não… associe a cama a castigos. Por vezes, os pais colocam os filhos na cama de castigo, como consequência de um mau comportamento… O perigo desta opção? Se a cama é o castigo, a criança tudo fará para evitar lá estar, incluindo na hora destinada ao sono. Escolha outros locais, como uma cadeira onde a criança se poderá sentar quando manifesta comportamentos desadequados e transforme a cama num local associado ao bem-estar e tranquilidade.

Não… façam brincadeiras que “excitem” a criança. Pulos, cambalhotas, cócegas… Que bela animação! Mas para a hora de descansar estas podem ser brincadeiras que despertam ainda mais a criança, podendo ser depois difícil um adormecer e sono tranquilos. Por este motivo, como actividades de preparação para o sono elejam sessões de festinhas e massagens, a leitura de uma pequena história ou oiçam juntos uma música calma, por exemplo.

Acrescentaria outros “nãos” na hora das crianças irem para a cama?

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

0
  Talvez também lhe interesse: