As perguntas e a aprendizagem

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

Inês Afonso Marques

Inês Afonso Marques

O que é? Porquê? Onde? Quando? Quem?
Perguntas, perguntas e mais perguntas… Umas que dão vontade de rir… Outras cuja resposta nos faz corar… Umas de fácil resposta… Outras que nos fazem rever matéria… Perguntas, perguntas e mais perguntas…

A curiosidade é a chave da aprendizagem. Fazer perguntas constitui uma poderosa ferramenta para ligar os motores da curiosidade. No decorrer das interacções do dia a dia, nas vossas rotinas habituais, poderá ajudar a criança a raciocinar, fazendo-lhe perguntas e respondendo às suas perguntas.
Quando a criança questiona, ela assume um papel activo no seu processo de aprendizagem. Ela tenta perceber como é que o mundo funciona recolhendo o máximo de informação que consegue. Enquanto faz perguntas, a criança está a treinar o cérebro, ou seja, ela está a desenvolver competências de raciocínio fundamentais para o desenvolvimento cerebral.

Colocar questões é também importante na medida em que constitui uma forma de comunicação. A criança procura outra pessoa que conhece para pedir a informação que precisa ou quer.
Fazendo perguntas, as crianças demonstram a importância das relações fortes e significativas para a aprendizagem. A criança foca-se nas pessoas em quem confia e de quem gosta, contando com elas para as ajudar a conhecer, compreender, saber e crescer.

Mergulhe no baú das suas memórias e partilhe connosco…
Que perguntas curiosas já lhe fizeram as crianças da sua vida?
Que questões admiráveis colocou em criança?
Que perguntas o deixaram sem resposta?

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

0
  Talvez também lhe interesse:

Add a Comment