Artigos

CalmaMente e Eu sou Mindful

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

Carolina PeixotoNo ano de inauguração da sede da Oficina de Psicologia Brasil, além de dar continuidade ao atendimento clínico, iniciamos o trabalho com grupos como o Eu sou Mindful e o Calma Mente.

Eu sou mindful

O primeiro projeto, Eu sou Mindful, inicia-se nesta semana e tem como proposta a pratica do Mindfulness, também conhecido como Atenção Plena. Para quem ainda não conhece, o Mindfulness significa prestar a atenção de forma intencional ao momento presente, sem julgar, criticar ou reagir à experiência.

O objetivo desta proposta é estarmos mais conscientes, a todo o momento, do que ocorre no presente. Desta forma podemos ter mais consciência de nossas ações, pensamentos e emoções e ser capazes de dar respostas às situações cotidianas ao invés de reagirmos automaticamente às mesmas. Colhemos, de forma mais íntegra, a dor e a delícia presentes em cada momento.  Não ficamos livres do que nos incomoda, mas aprendemos a entender e lidar melhor com a forma como nossa mente funciona.

Podemos compreender que nossos pensamentos, são apenas eventos mentais e não correspondem necessariamente à realidade. Passamos a ter maior liberdade de escolha do que queremos alimentar dentro e fora de nós.  Isso ocorre ao não sermos mais apanhados de surpresa por nosso sistema de crenças, visões e pré-conceitos que nos impedem de ver as coisas como são. Conforme afirma no livro Atenção Plena o autor Mark Willians:

“Na atenção plena, começamos a ver o mundo como ele é,

não como esperamos que seja ou como tememos que se torne”.

CalmaMente

Já o projeto Calma Mente tem como objetivo a prevenção do estresse em professores. Dentre seus benefícios estão possibilitar a reflexão sobre o papel do professor e os estressores associados à profissão. O programa pretende desenvolver estratégias e recursos de gestão do estresse ocupacional. Visa à promoção da qualidade de vida no trabalho e nos outros âmbitos da vida dos participantes.

O Calma Mente iniciará a partir de Maio com grupos realizados na Oficina de Psicologia. Além disso, o projeto também será desenvolvido nas escolas que tiverem interesse em favorecer o trabalho de seus professores e possibilitar-lhes uma vida de qualidade!

Os dois projetos têm em comum a busca pela prevenção do estresse diante dos acontecimentos cotidianos através de novas formas de lidar consigo mesmo, com o outro e com nossos processos mentais. Outro ponto afim entre estas intervenções é o trabalho em grupos, potencializando, portanto, a capacidade de empatia, transformação e bem estar dos participantes. Além disso, os participantes terão a oportunidade de conhecer a sede da Oficina de Psicologia Brasil, espaço de construção e transformação conjunta!

Temos mais propostas de trabalho surgindo no horizonte em breve!

Mantenha-se calmo e atento!

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin
0
  Talvez também lhe interesse:

Add a Comment


Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress