Christmas blues

Tristeza no NatalO que para uns pode parecer a época mais feliz do ano para outros é um momento triste e difícil de suportar. A tristeza na época natalícia é bastante comum, havendo diferentes contextos e situações de vida que funcionam como gatilhos para uma vivência ansiosa e abatida nesta quadra.

Muitas vezes o sentimento de desamparo e desânimo é provocado por datas que nos trazem lembranças tristes. Memórias remotas negativas, perdas ainda latentes e dolorosas, como a de entes queridos, separações, desemprego, doenças… podem contribuir para a tristeza natalícia (“Christmas blues” em inglês). Por outro lado, a idealização da festa ou da família pode ser outro dos motivos para que se viva o Natal com tristeza.

Ficam então algumas sugestões para que possa viver esta época da forma mais tranquila possível.

Minimizar as expectativas, não esperando de uma simples festa de Natal mais do que realmente é.

Ter um programa organizado para o período de festas. Se estiver longe da família, pode combinar com amigos que estejam na mesma situação passarem a noite juntos, seja num jantar ou numa saída menos comum, o importante é que se sinta confortável.

Sair da ritualidade litúrgica das festas e procurar inventar novas maneiras para celebrar a noite de Natal. Porque não passá-la de forma diferente, ajudando a distribuir a ceia de Natal por pessoas carenciadas?

Se esta época o angustia porque sofreu uma perda ou separação, é importante permitir-se estar triste ou saudoso. A tristeza e a nostalgia pelo que se foi são sentimentos naturais e devem ser experimentados, respeitados, aceites e vivenciados.

O desejo de ter uma família ideal pode estar presente e não corresponder à sua realidade.

Assim, prepare-se para o encontro: tente perceber por que a sua família o incomoda, se as cobranças partem deles ou se é você mesmo que exige de si determinado desempenho e fica frustrado se não conseguir alcançá-lo. Celebre o Natal de coração aberto e sem expectativas. 

2014-12-22T18:57:41+00:00 Dezembro 22nd, 2014|Depressão, Desenvolvimento Pessoal|
Translate »