Coach: o grilinho consciência

Coach o grilinho consciência

Afinal o que é um Coach?

Lembra-se das Histórias de Pinóquio, de Carlo Collodi  e do seu Grilinho Falante; o Grilinho Consciência, que nos fez sonhar na infância com os famosos cartoons?

Pois é, um coach é o seu Grilinho Consciência, mas ao contrário do original, este não o julga, nem o aconselha…..

 

A definição de Coach prende-se com a sua origem desta palavra, que significa literalmente coche, um veículo de quatro rodas, criado numa cidade húngara no sec XVI, e que era o modo mais confortável de viajar. A partir daí foi-se desenvolvendo o conceito de Coach como treinador desportivo, tutor, e como alguém que o ajuda a percorrer um caminho, na senda dos seus objectivos, sem qualquer interferência na sua vontade e nas suas decisões.

 

O conceito de Coaching está indissociavelmente ligado a Timothy Gallwey, tenista profissional e treinador, que constatou que os jogadores se confrontavam com dois adversários; o outro jogador e a sua constante autocrítica e condicionamentos mentais sobre as suas próprias capacidades, o que interferia na sua performance e nos seus resultados. O conceito de Inner Game é tão somente a competição que cada jogador trava com 2 adversários: o exterior e o interior.

 

O seu trabalho subsequente levou-o a treinar os jogadores de modo completamente diferente, trabalhando muito mais do que técnica e endurance física, o modo de eliminar essa auto-crítica e a terem uma atitude positiva, tendo culminado na publicação do seu livro “The Inner Game of Tennis”, em 1974.

 

Mas porque é que eu preciso de uma coach?

A insatisfação é um drive muito intenso por vezes, e na maioria delas  não identificamos exatamente o modo de a colmatar. Sabemos que há um emaranhado de pequenas coisas com as quais não estamos satisfeitos ou então, há um novo desafio a encarar e não sabemos bem como.

 

Precisamos de chegar a um saber estar na vida que não conseguimos definir por diversas razões por diversas razões, nomeadamente:

 

  • Surgiu algo urgente ou altamente atractivo, um desafio, uma oportunidade que não sabe bem como encaixar no momento actual?
  • o sucesso está a invadi-lo de um modo avassalador e a tornar-se problemático pois não sabe lidar com ele e conciliar tudo o que precisa de fazer?
  • quer acelerar o alcance dos seus resultados?
  • existe um gap entre as suas capacidades e competências e a confiança para avançar face os recursos que tem à sua disposição?
  • vida e trabalho estão em completo desequilíbrio e num ritmo alucinante, e não consegue dedicar-se a ambos de uma maneira satisfatória, ou como gostaria?
  • precisa de se redescobrir, redefinir objectivos com que se identifique no futuro próximo?

 

Se está no meio de uma nebulosa de insatisfação e não sabe que escolhas fazer, qual o melhor caminho a traçar, então certamente precisa de um coach, o seu “grilinho consciência”.

Emília Alves
Emília AlvesCoach
Mostrar mais Artigos
2017-03-17T15:15:00+00:00 Março 10th, 2017|Coaching, Emília Alves|
Translate »