Artigos

Como começar o treino no peniquinho?

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

São muitas as dúvidas que pais têm sobre esta questão. Para iniciar o treino do uso do peniquinho é importante saber que por volta dos 2 anos de idade a criança geralmente está apta para retirar a fralda, mas não é a regra. Algumas crianças precisam de mais tempo para amadurecer, pois a retirada da fralda envolve várias áreas do desenvolvimento, o controle do esfíncter é apenas um passo. Para saber se seu filho já pode começar o treino, veja algumas questões que devem ser observadas:

Desenvolvimento motor: a criança anda com firmeza e segurança? Precisa de ajuda para se vestir?

Desenvolvimento da linguagem: seu filho consegue expressar o que quer? Fala que quer fazer xixi? Faz o que você pede?

Conhecimento do ambiente: ele já sabe onde fica o banheiro e o que deve ser feito lá?

Concentração: ele consegue ficar sentado por alguns minutinhos? Tem criança que adora sentar no peniquinho, mas levanta logo em seguida.

Sensibilidade: ele reclama que está sujo, que precisa trocar fralda? Quando a criança começa a avisar que vai fazer xixi, ou até mesmo pergunta se pode fazer, isso é um indício de que ela já está controlando o esfíncter. Mas, o desfralde não pode coincidir com a chegada de um irmãozinho, é muita novidade para criança elaborar. Tenha paciência e aguarde mais uns meses e observe como seu filho reage à vinda do irmão.

É fundamental que os pais conheçam e observem estas situações em seus filhos antes de retirar a fralda porque iniciar sem que a criança esteja preparada pode trazer consequências para sua autoestima e até mesmo prisão de ventre no futuro.

Dar bronca, ficar bravo ou colocar de castigo porque a criança não está interessada no penico, recusa-se a sentar lá ou deixa escapar o xixi ou o cocô é um dos problemas mais comuns, porque não dá resultado nenhum – muito pelo contrário, pode retardar o processo e gerar ansiedade na criança ou até mesmo traumas.
Os acidentes fazem parte do processo. Quanto mais bronca a criança levar, menos interessada ficará em aprender: ela vai ter medo de deixar escapar de novo e levar mais bronca.  Não é fácil manter a calma no meio daquela sujeira toda. Mas conte até dez e faça o que é preciso fazer para limpar a bagunça. Lembre-se de que é só por um tempo, e logo seu filho estará treinado

Em algumas situações, pais podem se sentir pressionados por familiares e amigos a iniciar o desfralde. O melhor a fazer é não ceder a opinião de quem conhece pouco seu filho e acreditar nos seus sentimentos. Inicie o processo somente quando sentir que você e seu filho estão preparados. Lembre-se de que este não é um “caminho sem volta”, se durante o processo perceber que ele não está pronto, coloque novamente a fralda e tente novamente após alguns meses sem dar importância ao assunto.

Ao frequentar a escola, algumas crianças percebem que um ou outro coleguinha já não usa fralda e pede para mãe fazer o mesmo. Se seu filho começou a demonstrar interesse em abandonar a fralda, ótimo! Mas não faça pressão para que ele aprenda a fazer cocô e xixi no lugar e de forma correta. É duro segurar a ansiedade, mas você corre o risco de deixar a criança aflita e assustada.

Enfim, cada criança vai vivenciar essa fase de uma maneira. É importante que esse momento seja tratado de forma natural e que seja respeitado o estado fisiológico e emocional do seu filho.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin
0
  Talvez também lhe interesse:

Add a Comment


Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress