Como fomentar as amizades na infância?

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

Vera Lisa Barroso

Vera Lisa Barroso

Ser sociável desde muito cedo ajudará o seu filho a ter uma vida social activa no futuro, o que melhora tanto a segurança como a auto-estima. Assim, os pais preferem ter filhos abertos e que brinquem com outras crianças … embora até a criança mais extrovertida se esconda pelo menos uma vez atrás da sua mãe ou chore quando não quer partilhar o seu brinquedo favorito. Tenha paciência e incentive o seu filho com estas dicas:

  • Dê o exemplo: se quer que o seu filho seja sociável e que tenha muitos amigos, nada como promover esse ambiente em casa, com pais sociáveis, sorridentes, abertos e que convivam frequentemente com as suas amizades.
  •  Convide amigos do seu filho a passar uma tarde em sua casa ou a fazer programas lúdicos com o seu filho.
  • Quando estiverem mais crianças na sua cada não opte pela opção mais cómoda: acender a televisão. O melhor é dar lápis coloridos às crianças, plasticinas, canetas… pois assim estará a fomentar a imaginação, a criatividade e fortalecerá os laços entre os mais pequenos.

 

  • A menos que exista algum perigo, não intervenha nas brincadeiras e nas possíveis diferenças/limitações do seu filho. É melhor que as crianças aprendam a resolver os seus pequenos conflitos entre elas.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

0
  Talvez também lhe interesse: