Como pode criar o seu bem-estar?

Catarina Cunha

Catarina Cunha

Por vezes, tentar ser feliz pode ser exaustivo. Por muito que tente e tente, a felicidade tende a fugir por entre os seus dedos. E torna-se muito cansativo continuar nesta batalha. Todavia, existem simples passos que pode fazer para melhorar a sua vida e o seu bem-estar, e que o/a levarão até mais perto desses momentos felizes.

 

Passo 1. Inspire-se!

Quando nos sentimos derrotados e sem energia, parece que qualquer coisa constituiu um esforço. Ir trabalhar, sair com amigos/as, ou algo tão simples como fazer a cama, parece impossível! Se à nossa volta só vemos problemas, mesmo as tarefas mais simples se transformam em obstáculos.

Para combater essa desmotivação é importante procurar inspiração: experimente novas actividades, faça coisas que gosta ou que no passado lhe davam prazer, desperte a sua curiosidade. Vá buscar ao “baú” das memórias aquelas actividades que o/a faziam sentir bem consigo próprio/a.

 

Passo 2. Avalie o stress na sua vida

Preste atenção aos sinais que o seu corpo lhe diz! Ele demonstra facilmente se o nível de stress na sua vida está a ser exagerado. Por exemplo, o corpo anda tenso e contraído, a respiração mais superficial, pode tremer das mãos ou das pernas, sentir tonturas ou dores de cabeça frequentemente. Todos estes sinais querem dizer algo: que precisa de mudar.

E é importante perceber o que lhe está a causar todos esses sintomas: por exemplo, será no trabalho, em que não reforçam o seu esforço?; serão as discussões em casa?; ou serão preocupações com a saúde de familiares?

 

Passo 3. Mude a sua forma de olhar

Também é importante perceber de que forma os seus pensamentos, a sua forma de olhar para as situações, afectam os seus níveis de stress. Por exemplo, pode questionar-se se as outras pessoas ficariam tão afectadas com as suas circunstâncias de vida? Ou se teriam outra visão sobre as coisas? Será que pode encontrar uma forma de flexibilizar os seus pensamentos?

 

Passo 4. Passe à acção

Mude o seu contexto ou os seus comportamentos. Por muito pequena que a mudança possa parecer, ela irá traduzir-se num efeito “dominó” – isto é, de mudança pequena em mudança pequena, conseguirá alcançar uma mudança grande na sua vida.

2015-02-22T15:09:13+00:00 Fevereiro 22nd, 2015|Desenvolvimento Pessoal|