Conquistar caminhos

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

Conquistar caminhosHá momentos na vida em que nos perguntamos quem somos e para onde queremos ir. Muitas vezes essas respostas não são fáceis de encontrar, como se não nos conseguíssemos encontrar a nós próprios e aquilo de que somos feitos. Estes momentos podem ou não coincidir com a decisão de iniciar um processo psicoterapêutico. Muitas vezes só consideramos a ida a um psicólogo ou a permanência no processo psicoterapêutico enquanto há perturbações ou dificuldades que nos aflijam.

O grupo terapêutico Conquistar Caminhos tem como objectivos uma ampliação de consciência acerca de quem somos e do que queremos conquistar, assim como a consolidação e manutenção das mudanças e ganhos terapêuticos. É um grupo dirigido a pessoas que tenham percorrido processos psicoterapêuticos em contexto individual ou de grupo e que desejem continuar o trabalho de descoberta pessoal e de resolução de algumas problemáticas.

O conceito de necessidades psicológicas é central neste grupo terapêutico, uma vez que permite aproximar as pessoas daquilo que precisam na vida, promovendo-se depois estratégias para satisfazer essas mesmas necessidades e outras competências úteis para a promoção de bem-estar psicológico.

Além desta descoberta poder ser feita num processo psicoterapêutico individual, o grupo terapêutico permite o encontro e a partilha entre pessoas com o mesmo objectivo, permitindo entrar em contacto com várias perspectivas sobre uma mesma realidade. Destas várias sinergias, surge a reflexão e o crescimento enquanto ser humano. Um outro aspecto a sublinhar também, são os objectivos concretos de cada uma das sessões, além do contacto com diversas formas de vivenciar cada um dos exercícios propostos.

Transversalmente, são promovidas pelo contexto de grupo competências de relacionamento interpessoal, compreensão, confiança, trabalho em equipa e aceitação, muito importantes na promoção de bem-estar psicológico.

O carácter semi-aberto deste grupo permite a integração de elementos novos após ter começado (até à 6 sessão), valorizando a assiduidade a todas as sessões sempre que possível.

As sessões recorrem a técnicas comprovadas em contexto de grupo, focando-se em trabalho eminentemente prático e de auto exploração, abordando temáticas como necessidades psicológicas, controlo e responsabilidade, auto-cuidado, estabelecimento de limites, comunicação eficaz, regulação emocional e planeamento de objectivos futuros.

Em cada uma das sessões, e dependendo da temática a abordar serão utilizados instrumentos e exercícios diferentes, promovendo tanto a expressão criativa individual como a capacidade de planeamento lógico e concreto, permitindo integrar as características individuais de cada pessoa nos exercícios propostos.

As sessões do grupo terapêutico decorrerão semanalmente ao longo de 12 semanas, sempre no mesmo horário e com a duração de 1h30

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

0
  Talvez também lhe interesse: