Consumo de álcool na adolescência

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

Vera Lisa Barroso

Vera Lisa Barroso

Uma notícia publicada no JPN – Universidade do Porto, dá-nos conta que: “Um estudo recente do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) refere que os jovens em Portugal começam a consumir álcool cada vez mais cedo e a beber com mais frequência. Segundo o estudo, 37,3% dos alunos com 13 anos já experimentou beber álcool. Este número sobe para 90,8% nos jovens com 18 anos.

Os Narcóticos Anónimos afirmam, também, que há cada vez mais jovens a procurá-los para tentarem sair desta dependência.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Leal da Costa, admitiu, em declarações à agência Lusa, que o combate ao consumo de álcool por parte dos jovens tem sido fracassado. “Falha não haver uma noção concreta por parte das pessoas de que o álcool é uma substância perigosa, em particular nos jovens, não só pelos efeitos imediatos, mas também pelos efeitos a longo prazo”, explica.

Uma ferramenta importante para o combate ao alcoolismo jovem é o aumento da idade legal para os 18 anos no consumo e aquisição de bebidas alcoólicas, que está previsto entrar em vigor este ano. “Temos neste momento o diploma essencialmente terminado. Esta lei visa impedir a venda de álcool a menores de 18 anos e em simultâneo aplicar uma maior regulação sobre os locais onde pode ser vendido, nomeadamente a partir de determinadas horas”, anunciou Leal da Costa.

Esta medida está incluída num programa que o ministério da Saúde vai desenvolver, juntamente com o ministério da Educação, de forma a fornecer mais informação aos jovens sobre os riscos do álcool.”

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

0
  Talvez também lhe interesse:
  • No related posts found.

Add a Comment