Controlar a agressividade

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

Vera Lisa Barroso

Vera Lisa Barroso

Aprender a controlar a agressividade é fundamental desde tenra idade. Para isso é importante que os pais aprendam a desenvolver estratégias para reduzir e controlar a ira dos mais pequenos. Quando perdemos o controlo e a calma gritamos, insultamos ou até mesmo podemos magoar fisicamente.

Vamos trabalhar o auto-controlo?

1) As crianças devem ter a noção clara que não podem ter tudo aquilo que querem – umas vezes ganhamos, outras perdemos;

2) Perante uma adversidade, a criança deve parar antes de agir impulsivamente: imagine com ela um grande sinal de STOP que vai “permanecer” até que fique mais calma; pode contar de 10 para 1 ou lembrar-se de uma imagem ou história divertida;

3) Quando mais calma, a criança deve aprender a avaliar a situação: gravidade da mesma, soluções possíveis, porque é que isso a fez ficar tão irritada ou zangada?

4) Depois de avaliada a situação e ponderadas as diversas soluções a criança deve aprender a fazer escolhas: com a sua ajuda percebam as consequências de cada uma das soluções e a forma como a criança se sentirá com cada uma delas. Assim consegue mais facilmente optar pelo melhor caminho, pois uma mente esclarecida faz excelentes opções!

5)  Pratique o relaxamento com o seu filho (muito útil em momentos de tensão): “imagina que és um boneco de neve que está a derreter ao sol. Imagina então que todo o corpo está a transformar-se em água, sentes o pescoço a derreter, braços, as mãos, a barriga, as pernas, os pés…”

Boas práticas começam bem cedinho!!

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

0
  Talvez também lhe interesse: