Coolkiddo: Consultoria Juvenil

Que idade tem o seu filho? Hoje, agora, neste momento, pare e olhe para ele e coloque as seguintes questões: “ – Estará o meu filho preparado para a vida de hoje?”  “ – Estará o meu filho preparado para enfrentar os desafios que o mundo de hoje e o de amanhã lhe coloca e lhe vai colocar?”

CoolKiddoÉ possível que sinta que não. É provável que se sinta preocupado, é possível que se sinta mesmo com receio relativamente ao futuro do seu filho. Não pense que é o único. A verdade é que hoje a vida tem inúmeras exigências, o mundo é uma caixa cheia de mudanças, que insiste em nunca parar, em nunca abrandar e o que hoje é verdade amanhã já não será. Sabemos que assim é e sabemos que os pais frequentemente são invadidos por este receio do que será o mundo amanhã, estará o meu filho preparado para o que será diferente no amanhã?

Não sabemos.

Mas sabemos que o podemos preparar, facilitando a plasticidade, promovendo flexibilidade, alargando competências e potenciando recursos pessoais. Sabemos que pai e mãe podem ajudar nessa preparação para o mundo e para a vida que tanto se altera e tanto exige. E que tal começar a prepará-lo para esse desafio que é a vida?

Comece já. Como? Nós podemos dar-lhe uma ajudinha.

A equipa MindKiddo (Oficina de Psicologia) criou um serviço especializado na preparação das crianças e jovens de hoje para o dia de amanhã. O serviço de consultoria juvenil: CoolKiddo

 

O que é?

Trata-se de um programa de 12 sessões individuais de 50 minutos cada delineado para crianças e jovens dos 3 aos 16 anos. Em cada uma delas, o seu filho terá a oportunidade de receber o treino de um psicólogo de competências pessoais, sociais e emocionais com a certeza de que ficará bem exercitado e preparado para a vida que não espera lá fora. Une metodologias de eficácia comprovada e de forte impacto a uma metodologia inovadora de optimização de competências ou de desbloqueios: o EMDR. Permite resolver, de forma eficaz e rápida, bloqueios que dificultam a concretização de objectivos pessoais, relacionais e académicos, avivando o potencial da criança ou jovem e instala no cérebro as condições essenciais para a aquisição das competências necessárias para o sucesso na vida.

Ou seja, de uma forma resumida, é um treino para a vida.

Como?

– Nas duas primeiras sessões é feita a avaliação, com a criança ou adolescente e com os pais, do perfil de personalidade e levantamento das características pessoais que consideram necessário desenvolver.

A partir daí seguem-se 10 sessões que serão construídas de acordo com a análise de perfil recolhido nas primeiras sessões de avaliação e que poderão seguir dois caminhos:

–          “Treino Completo” – um treino geral, de desenvolvimento de competências de preparação para a vida em que se inclui treino dos seguintes “músculos psicológicos”:

  • auto-estima,
  • capacidade de comunicação,
  • capacidade de auto-afirmação,
  • assertividade,
  • espírito de liderança,
  • capacidade de pensar antes de falar,
  • planeamento dos pensamentos e raciocínios,
  • resolução de problemas,
  • autonomia,
  • pensamento crítico,
  • gestão de si e dos outros,
  • autonomia,
  • proactividade,
  • dinamismo,
  • controlo emocional,
  • tolerância à frustração.

–          “Treino Personalizado” – um treino de desenvolvimento das competências identificadas na avaliação inicial como pouco desenvolvidas para preparar a criança ou jovem para os desafios que a vida coloca e por isso com necessidade de serem desenvolvidas. Treino mais focado no exercício de um sub-conjunto dos “músculos psicológicos” que constituem o nosso “Treino Completo”.

 

Com quem?

Cada sessão é feita com a criança ou adolescente e com o consultor (psicólogo) que lhe colocará desafios e o orientará e dessa forma permitir o treino de desenvolvimento de competências pessoais, sociais e emocionais.

Privilegiamos a autocrítica como estratégia da melhoria do desempenho

Com vista à aproximação a um modelo inicialmente definido em conjunto pelo psicólogo-consultor e pela criança ou jovem, a autocrítica é estimulada no programa de consultoria infantil e juvenil – assim, garantimos que o seu filho será capaz, pela vida fora, de conseguir analisar-se e desenhar estratégias correctivas, sempre que necessário. As sessões são filmadas como forma de o jovem poder observar-se e identificar em conjunto com o psicólogo o que poderá melhorar e o que poderá manter no seu desempenho.

Materiais e tarefas/actividades adequados à fase de desenvolvimento

Porque falamos de crianças e de jovens, de idades muito diferentes, todas as tarefas e actividades propostas e materiais são adequados à fase de desenvolvimento e realidade da criança ou jovem envolvido no programa de consultoria. Do programa fazem parte apresentação de situações-problema, dramatizações de situações da vida da criança/jovem, criação de cenários hipotéticos, jogos, exercícios para fazer em casa com a família e EMDR.

Que lhe parece? Quer ajudar o seu filho a ligar o turbo da vida?

Honorários: 55 euros por sessão

2013-03-27T10:30:26+00:00 Março 27th, 2013|Serviços|
Translate »