Artigos

Costuma cantar no duche?

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

Sim? Nem sabe o bem que lhe faz… Mas melhor faria se integrasse um coro, nem que não cante nada de jeito. Porquê? Porque os resultados de estudos científicos a demonstrarem um elevadíssimo impacto na saúde física e emocional do canto coral se têm vindo a acumular ao longo da última década. E, o que é melhor, também já foi demonstrado que cantar em grupo continua a produzir os benefícios terapêuticos e de satisfação pessoal mesmo se as suas competências como cantor estiverem longe de ser boas.

 

O potencial de saúde e interesse do público pelo canto coral tem vindo a crescer de tal forma, que só nos Estados Unidos se registou um aumento de 30% de pessoas inscritas em coros na última década. Actualmente, sobretudo nos países de expressão anglo-saxónica, onde os meios de comunicação social têm sido mais activos a relatarem os resultados dos estudos que vão saindo, são já muitos milhões de pessoas que se reúnem regularmente para cantarem em conjunto. E, como veremos, para que os seus corações batam ao mesmo ritmo!

 

Deixo-lhe 14 razões para se juntar a um coro e começar a dar voz à música dentro de si:

 

Benefícios físicos

Cantar fortalece o sistema imunitário

Depois de uma hora apenas a cantar num coro, os seus anticorpos aumentam o que lhe dá uma vantagem acrescida na luta contra doenças.

Cantar tem alguns efeitos semelhantes ao exercício físico

Os seus pulmões, muito em particular, agradecem, mas também o diafragma e a circulação sanguínea. E então para pessoas fragilizadas por doença ou idade, poderá ser uma alternativa excelente ao exercício físico.

A técnica requerida para cantar ajuda a tonificar o abdómen e as costas, além dos músculos intercostais e até os faciais. Da próxima vez que achar que começa a mostrar alguma flacidez na cara, pense em começar a cantar J

 

Cantar melhora a postura

Pela própria natureza do canto que requer a expansão da caixa torácica e o alinhamento de ombros e coluna, com a prática vai desenvolver uma postura correcta e, portanto, diminuir a probabilidade de todos os problemas que derivam de nos irmos “entortando” em posturas que criam dor e problemas aos órgãos internos.

 

Cantar melhora a qualidade do sono

Cantar reforça os músculos de garganta e palato, o que ajuda a diminuir o ressonar e a apneia do sono, duas perturbações frequentes do sono e responsáveis por fortes quebras de energia, entre outros problemas que derivam de um sono deficitário.

 

Cantar ajuda a controlar sintomas de doenças

Existem demonstrações de que cantar num coro melhora sintomas da doença de Parkinson, melhora problemas pulmonares, baixa a tensão arterial e aumenta a tolerância à dor. Também tem sido repetidamente demonstrada a melhoria na qualidade de vida e diversos aspectos nos casos de demência e Alzheimer.

Cantar contribui para uma vida mais longa

Sim! Há mesmo um estudo que demonstra o aumento de expectativa de vida dos participantes de um grupo coral!

 

Benefícios mentais e emocionais

Cantar é antidepressivo

Quando canta liberta endorfinas no organismo, um químico cerebral que o faz sentir bem, levantando o humor e contribuindo para um sentimento de felicidade.

Além disso, há um pequeno órgão no ouvido, chamado sáculo, que responde às frequências criadas pelo cantar e esta resposta cria um sentimento imediato de prazer.

De uma forma mais ou menos indirecta, o facto é que a actividade regular como elemento de um coro tem impacto positivo em pessoas que sofrem de depressão

Cantar diminui os níveis de stress

Ao cantar liberta tensão muscular e diminui os seus níveis de cortisol – a hormona do stress.

Além disso, os batimentos cardíacos sincronizam-se com os dos outros cantores e a variabilidade do batimento cardíaco diminui, o se correlaciona com a diminuição do impacto de stress.

 

Cantar melhora a capacidade cognitiva

Quando canta, a circulação sanguínea melhora, o que faz com que o cérebro seja melhor irrigado e oxigenado. E quando isso acontece, o estado de alerta mental, concentração e memória são facilitadas.

 

Cantar contribui para uma noção de vida com sentido

Quem canta num coro sente esta actividade de grupo como algo que lhe acrescenta significado na vida.

Cantar aumenta a autoconfiança

Se for além dos ensaios e se começar a habituar a cantar em público, o feedback dos outros, a sensação de competência pessoal e o hábito em se apresentar perante uma audiência vão contribuir para uma autoconfiança melhorada.

 

Benefícios sociais

Cantar alarga o seu círculo de amigos

Cantar em conjunto com outras pessoas reforça os laços afectivos no grupo e contribui para o sentimento de pertença.

Quando canta, liberta oxitocina no organismo, uma hormona que, além de contribuir para a diminuição do stress e ansiedade, ajuda a criar a sensação de confiança no outro e de vinculação afectiva e de se sentir conectado com os outros.

Cantar aumenta o espírito de cooperação

Cantar ajuda a regular a actividade do nervo vago, que é importante na regulação emocional e na comunicação com os outros, contribuindo para interacções de maior cooperação e tranquilidade.

Mas talvez mais importante, cantar num coro envolve a sincronização com outros seres humanos o que cria uma ligação afectiva instintiva e a experiência incrível de “desaparecer” num todo coerente, alinhado em torno de algo comum e significante. E, de alguma forma, isto estimula a noção do colectivo, de uma equipa que coopera, por oposto ao individualismo e à competitividade.

Cantar aumenta as competências comunicacionais

Sobretudo se começar cedo, porque está demonstrado que a produção musical, tal como quando se aprende um instrumento musical ou se aprende a cantar, ajuda a desenvolver no cérebro mecanismos comuns aos da linguagem, melhorando as capacidades verbais.

 

Resumindo: Cantar sozinho é bom, prazeroso e faz-lhe bem. Mas cantar num coro é imbatível em todos os aspectos!

Aproveite a taxa de inscrição gratuita e o facto de as Vozes em Conserto dinamizarem coros tanto de miúdos como graúdos. Em Lisboa apenas.

Vozes em Conserto

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin
0
  Talvez também lhe interesse:

Add a Comment


Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress