Loading...
Cristina Sousa Ferreira 2017-04-19T14:20:08+00:00

Cristina Sousa Ferreira
Gestão • Psicóloga • Adultos • Formadora • Lisboa

Fale Comigo

NO MEU MUNDO…

No meu mundo a Psicologia Clínica e da Saúde é utilizada com quem quer fazer um percurso de mudança e de descoberta da sua liberdade individual. No meu mundo o lema é nunca parar de aprender para que a experiência se reforce de competência em cada dia e a curiosidade seja satisfeita.

No meu mundo as pessoas falam, tocam-se, provocam-se e os sorrisos acompanham os desafios. A Oficina de Psicologia é um cantinho especial deste meu mundo onde estou numa equipa entusiasta, bem-disposta que acolhe a diferença e privilegia a partilha.

Neste meu mundo OP o rigor e a ciência são nomes próprios e o humor e as gargalhadas são apelidos.  É por isso que na OP  valorizamos e integramos as experiências de cada um, ao som  de vozes em  alegre burburinho. A aprendizagem de novas estratégias, abordagens, metodologias, que me permitem trabalhar melhor com quem me procura, entusiasma-me e põe-me os olhos a brilhar.  Aqui sou mais e melhor.

Experiência

PERCURSO

32 ANOS DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Pois é, já são uns quantos …. E o que fiz? ..ui,  já fiz tantas coisas… 4 empresas, 4 sectores de atividade, diferentes responsabilidades mas sempre um imenso “gozo”, uma enorme aprendizagem e crescimento pessoal. Fácil…. nem sempre, mas orgulho, muito. Ficou curioso? Fique aí e conheça um bocadinho da minha história. 🙂
01. PSICÓLOGA

Sou Psicóloga desde 1986, há 31 anos!

Uma breve passagem pelo trabalho com crianças, permitiu concretizar um sonho de adolescente e tomar uma decisão para a vida. O Curso de Educadora de Infância que concluí na Escola Mª Ulrich, para além de me lançar no mundo do trabalho fez-me perceber que não queria ficar por aqui. Foi no 1º ano que decidi – “eu quero Psicóloga!”. O Estágio de 1 ano, como educadora de 25 crianças de 3/4 anos,  aos 19 anos,  num dos bairros mais problemáticos da região de Lisboa,  foi uma experiência de vida e para a vida.

Quando entrei para a Faculdade o objetivo era vir a trabalhar com crianças, mas as decisões que fui tomando no meu percurso de formação e profissional foram-me afastando delas (exceto em casa ?).

Na Faculdade de Psicologia da Faculdade de Lisboa escolhi a área de pré-especialização em Sistémica. Uma área de formação recente na Faculdade, que me permitiu uma aprendizagem em duas vertentes, a clínica e a das organizações e  realizar 2 Estágios  (numa Companhia Aérea e num Centro de Saúde). Tem sido nestas duas vertentes que se tem feito o meu percurso profissional mas desde há 7 anos essencialmente no sector da Saúde.

Com uma passagem pela Grupo Análise decidi robustecer os meus conhecimentos com uma Pós-graduação em Terapias Comportamental e Cognitiva que estou a concluir.

Mas nem só de cursos longos se faz o conhecimento e muitas especializações, formações, workshops, seminários, tenho vindo a frequentar para que, quem me procura, tenha de mim conhecimento e competência.  Procuro integrar e conhecer várias abordagens  (Terapia Focada nas Emoções, Mindfulness, Terapia da Aceitação e Compromisso…) e estar a par e atenta ao que a ciência tem para nos dizer.

A formação avançada em EMDR trouxe-me uma ferramenta de abordagem fundamental para situações traumáticas.

02. GESTORA DE CAPITAL HUMANO

O meu caminho profissional fez-se por duas multinacionais e quatro sectores de actividade, construção civil, distribuição, financeiro e agora  no sector da saúde. Nestes, coordenei equipas e projetos multidisciplinares, a nível nacional e internacional, no âmbito da formação profissional e pedagógica, desenvolvimento de competências, clima social, qualidade, melhoria contínua e comunicação interna.

Em 2004 o “Programa Avançado de Formação para Executivos” pela Universidade Católica veio reforçar e complementar os meus  conhecimentos  e permitiu-me assumir a Direção de Recursos Humanos de uma empresa,  construindo-a de raiz e em apoio à gestão.

Desde 2012 tenho vindo a apoiar e a construir com a direção da Oficina de Psicologia este projeto inovador, entusiasmante e com uma cultura de empreendedorismo individual. Aqui o sentido de pertença favorece o envolvimento, o empenho e o entusiasmo. Incentivamos o desenvolvimento de competências transversais e asseguramos que o significado de que cada tarefa é importante para um propósito e missão maiores.  Confiamos na capacidade de cada um moldar o seu futuro e aceitamos e  integramos  o empreendedorismo individual.

03. COMUNICADORA E FORMADORA

Gosto de comunicar e partilhar. Informações, conhecimentos, notícias, histórias… e gosto de o fazer de várias formas.

Tenho-o feito como Formação estruturada e séria, comportamental ou técnica, em formato newsletter interna, formal ou descomplicada, séria ou bem-humorada. Com os jovens à procura de primeiro emprego, quadros de empresas, ou gestores de topo,   tenho vindo a promover e apoiar os seus processo de aprendizagem, de desenvolvimento de competências e de gestão da mudança.

Gosto destes processos em que cresço e ajudo a crescer.

04. E AINDA…

Consultoria de Recursos Humanos, Recrutamento e Selecção, Assessments & Development Centres

05. COMO SOU…

Gosto de pessoas. São elas que mobilizam o meu entusiasmo e as minhas energias. Gosto de estar sozinha. Gosto de ler. Gosto que me deixem com a minha leitura, sempre que possível na praia. Gosto de thrillers psicológicos, de romances, de histórias fortes e prosa limpa e, do cheiro dos livros.  Gosto de interligar as ciências para melhor compreender o que está à minha volta.

Gosto de música e de me deixar envolver por ela. Gosto das que têm batidas e ritmos fortes, e me fazem saltar da cadeira para a pista de dança, ou de apenas usufruir e relaxar com as mais melodiosas e serenas.

O meu objeto é a máquina fotográfica. Gosto de fotografia e das histórias que contam em cada momento. Gosto de registar afectos, contrastes, luzes, paisagens, eventos, memórias.

Movo-me por projectos em que gosto de me envolver com entusiasmo e energia.

Intervenções

Como psicóloga

As minhas intervenções preferidas em Psicologia

Qualquer psicólogo vai desenvolvendo as suas preferências por determinados temas, e eu não sou excepção. Deixo-lhe algumas das minhas favoritas, ainda que fiquem de fora várias outras situações que gosto de acompanhar. Na dúvida, pergunte-me!
Consultoria individual 100%
Stress e seus derivados 90%
Perturbações do humor 85%
Trauma 85%
Perturbação de pânico 85%
Perturbação Obsessivo-compulsiva 75%

OS ADULTOS

Trabalho com adultos e vejo-me como uma facilitadora do seu processo de construção de autonomia e capacidade para agir e traçar o seu caminho. Somos parceiros em igual medida e é em equipa e numa relação de confiança que acredito.  Acordamos  objetivos e  plano terapêutico numa co-responsabilização pelo processo.

Integro a aprendizagem de uma experiência de Vida e de formação diversificada, que completam e complementam o meu olhar sobre as Pessoas e me permitem caminhar com elas no seu percurso de mudança e de descoberta da liberdade individual.

De mim para si

Alguns dos artigos que escrevi

E deixo-lhe um vídeo

FALE COMIGO!

Contacto

CONVERSAMOS?

Poderá querer falar comigo para questões ligadas á Gestão de Capital Humano e projectos de formação ou desenvolvimento de competências. Neste caso poderemos encontrarmo-nos para debater a possibilidade de um trabalho ou parceria em conjunto com a OP.
Se procura um Psicólogo Clínico e da  Saúde, com experiência consistente e diversificada e quer marcar uma consulta, o que é importante saber?

O que é importante saber, nesse caso? Em primeiro lugar que dou consultas em Lisboa. E, em segundo lugar, que os honorários da Oficina de Psicologia, quando se escolhe um psicólogo específico, têm um pequeno adicional. Concordando com ambas as situações, envie-me o pedido de contacto e eu responder-lhe-ei muito rapidamente!

Pretendo: (obrigatório)
Marcação de ConsultaInformações ou Reunião