Deitar cedo e cedo erguer…

facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

Lúcia Bragança Paulino

Lúcia Bragança Paulino

Porque será que tanto se fala que para as crianças são importantes as rotinas e os horários, no sentido de facilitar/promover o seu bom desenvolvimento? Será que deitar as crianças sempre a horas diferentes vai prejudicar o bem-estar destas? Um estudo recente diz que as crianças com uma rotina de sono regrada e consistente, apresentam um melhor desempenho cerebral, que se repercute na sua aprendizagem diária.

Dormir bem, traz benefícios para todos e isso já sabíamos. O que este estudo sublinha ainda é a importância da rotina no horário de deitar a criança. Os benefícios no desempenho cognitivo das crianças que entraram nesta investigação foram demonstrados em tarefas como a leitura, a matemática, entre outras.

Este estudo, publicado no Journal of Epidemiology and Community Health, chama a atenção para que o momento do deitar seja mais valorizado na rotina das nossas famílias. Além de ser um momento de acalmia, em que se deverá promover o relaxamento e promoção do bem estar, ao incluirmos regras consistentes com um horário diário, estaremos também a promover o bom desenvolvimento cognitivo das nossas crianças.

Fonte: http://jech.bmj.com/content/early/2013/07/11/jech-2012-02024.short?g=w_jech_ahead_tab

facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

0
  Talvez também lhe interesse:

Os comentários estão fechados.