Descubra carisma dentro de si

…e reposicione-se no mundo do trabalho…

 

Sabe aquele líder muito carismático que conquista toda uma legião de pessoas por onde passa? Aquele líder que todos admiram, seguem, respeitam, querem fazer parte da equipa e estar perto?

 

E se eu o estivesse a descrever a si? E se pudesse desenvolver carisma? E se pudesse desenvolver essa magia interna que torna as pessoas verdadeiramente encantadoras, inspiradoras e de confiança aos olhos dos outros? Sim, são características muito importantes a nível profissional, porque todos querem trabalhar com pessoas carismáticas.

 

A investigação diz-nos que podemos aperfeiçoar as características capazes de nos tornar verdadeiramente envolventes e “magnéticos”: empatia, assertividade, linguagem corporal, presença, confiança, positividade, justiça, honestidade, eloquência… é preciso tempo e esforço para desenvolver carisma, mas vale a pena porque a viagem pessoal é de valor inestimável.

 

Linguagem Corporal

Pode transmitir mensagens valiosas sem dizer uma única palavra. Comece por treinar uma boa postura (de pé, com os ombros para trás e a cabeça subida), uma postura confiante, controlada também o faz sentir mais confiante e controlado!

 

Presença

Tenha a sua mente presente no mesmo local do seu corpo. Dedique atenção ao que está a fazer, mas sobretudo às pessoas com quem trabalha. Pessoas escutadas ativamente sentem-se mais respeitadas e valorizadas.

 

Positividade

Pensamento positivo é muitas vezes associado a ações e resultados positivos. Atraídos pelos aspectos positivos de uma situação, movemo-nos, investimos e trabalhamos afincadamente para garantir que conseguimos o que queremos. E esta é uma postura não só muito lutadora, como inspiradora e entusiasmante!

 

Solidariedade

Ajudar os outros a sentirem-se bem e a realizar as suas tarefas (em vez de nos concentrarmos unicamente nos próprios sucessos) contagia o ambiente de trabalho com energia positiva e espírito de cooperação.

 

Gratidão

Nunca se esqueça de agradecer e de elogiar sinceramente quem tanto contribui para as suas aprendizagens pessoais e para o trabalho em equipa!

 

Honestidade

Seja sincero e genuíno na forma como se relaciona com os outros, como fala com os outros, como se dirige aos outros, como sorri ou elogia…

 

Empatia

Ter consciência das suas próprias emoções e das emoções dos seus colegas de trabalho, permite-lhe entender desejos e necessidades dos outros, tornando-o mais compreensivo, mais conectado com as pessoas (respondendo em conformidade com aquilo que precisam), mais flexível… mais humano.

 

Autoconfiança

Nunca se esqueça de se lembrar de todos os seus pontos fortes no trabalho, das pequenas vitórias que conseguiu, das metas que alcançou e cultivar aquilo que precisa para continuar a atingir, de forma eficaz e bem sucedida, os seus objetivos.

 

Assertividade

Comunique aquilo que pensa e sente, comunique as suas necessidades e vontades, ainda que respeitando as vontades e necessidades dos outros. Ser assertivo é respeitar-se e valorizar-se, o que lhe confere apreço e dignidade.

 

Guarde algumas destas ferramentas e desafie-se a descobrir mais carisma dentro de si e a cultivar atitudes positivas e construtivas em si e naqueles que trabalham consigo. Não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível quando efetivamente desejamos ser e fazer diferente. Dê voz às partes de si que ousam transformação, levante-se e caminhe para onde deseja, sempre de forma muito respeitosa (consigo e com os outros) porque a verdadeira atratividade e carisma vem de dentro, das nossas ações e dos nossos valores.

Vera Lisa Barroso
Vera Lisa BarrosoPsicóloga Clínica
Mostrar mais Artigos
2017-04-26T12:27:44+00:00 Abril 26th, 2017|Carreira, Desenvolvimento Pessoal, Vera Lisa Barroso|
Translate »