Tempo de Leitura: < 1 min
Vera Lisa Barroso

Vera Lisa Barroso

Se costuma elogiar as atitudes positivas dos seus filhos, parabéns! Está no caminho certo. É isso mesmo! As crianças aprendem muito mais através de elogios.

Então, os elogios devem estar relacionados com as atitudes e comportamentos da criança, como: “Parabéns, meu filho! Tentaste, tentaste e conseguiste!”, “Boa, estás mesmo organizado! Os teus brinquedos estão todos arrumados!”, “É fantástico ajudares o teu irmão!”. Este tipo de elogio, além de reforçar o comportamento adequado da criança, mostra o que os pais esperam dela. Quando a criança entende o que é esperado dela, a probabilidade de executar determinados comportamentos aumenta. Muitos pais, infelizmente, focam a sua educação no que a criança não deve fazer, esquecendo-se de dizer o que deve ser feito e de elogiar quando elas fazem bem.

Se os pais focarem a sua atenção nos comportamentos inadequados dos filhos, apenas apontando o que eles fazem mal, a tendência é que os filhos continuem com os comportamentos inadequados, com o objectivo de manter a atenção. Lembre-se que atenção negativa ou positiva… continua a ser atenção!

Quanto mais a educação for baseada nos aspectos positivos, mais resultados surgirão. Quando as crianças são elogiadas (inclusivé pela sua tentativa de mudança) sentem-se adequadas e mais amadas pelos pais. Tudo que as crianças querem (e nós adultos também) é sentir que são amadas e aceites.

E hoje já elogiou o seu filho?