Em cada corpo habita um sábio – EMDR em Psicologia Médica

Durante uma sessão de EMDR1, quando pergunto a Joana o que nota no seu corpo na fase de reprocessamento emocional, recebo esta resposta simples mas com tanto significado para alguém que frequentemente tem tantas dúvidas e ansiedades sobre os seus estados corporais e emocionais:

“O meu corpo agora está mais zangado mas mais seguro daquilo que sabe!”

E é mesmo verdade, o corpo sabe, o corpo sinaliza, o corpo fala, zanga-se, alegra-se, agita-se, sofre, pede, reclama. E bem!

Através das queixas físicas e de certas doenças, o corpo comunica na sua linguagem própria e sábia. Diria mesmo que raramente o corpo se engana e nos engana. Se estivermos atentos, podemos perceber como um quadro de dor crónica se agrava em momentos de stress, como os problemas de pele pioram em momentos de ansiedade, como a nossa barriga se contorce de angústia, como o coração cavalga desenfreado de medo…

Já parou para ouvir o seu corpo? O que ele manifesta? O que lhe mostra? Tenta calá-lo ou dá-lhe espaço e tempo para ele comunicar?

Em Psicologia Médica damos espaço e atenção ao corpo que sofre de doença, ou de dor, ou de outro tipo de desregulação corporal que esteja a impedir uma vivência plena e satisfatória de todas as funções e capacidades físicas. Recorrendo a técnicas e tecnologias avançadas e eficazes na regulação e normalização dos estados corporais, é possível devolver tranquilidade e bem-estar físico e emocional.

O EMDR é uma abordagem terapêutica de grande eficácia em sintomatologia mais física, permitindo reduzir bastante o desconforto e o sofrimento que, tantas vezes, transformam o dia-a-dia num verdadeiro pesadelo.

É importante não ignorar todo o mal-estar que o seu corpo vai comunicando, oiça-o e dê-lhe a atenção devida. E lembre-se que em cada corpo habita um sábio!

1) EMDR – Eye Movement Desensitization and Reprocessing – abordagem em psicoterapia que utiliza a estimulação bilateral do cérebro para reprocessar memórias e emoções dolorosas e disfuncionais.

Vera Martins
Psicóloga Clínica – Responsável pela área de Dor Crónica, Sono e Neurofeedback

2013-06-02T10:44:39+00:00 Junho 2nd, 2013|Artigos, EMDR, Psicologia médica|
Translate »