Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

Filipa Jardim Silva

Filipa Jardim Silva

Filipa Jardim Silva

Na vida, não existem soluções.
Existem forças em marcha:

é preciso criá-las e, então, a elas seguem-se as soluções.”

ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY

A descoberta da Psicologia enquanto o meu elemento base revelou-se um ponto de partida para uma jornada de realização pessoal e para viagens sempre diferentes, surpreendentes e nunca solitárias.

Ser psicólogo é ser um leal companheiro de viagem, que acompanha o cliente desde a estação de partida até ao porto de chegada. Nesse caminho criam-se forças em marcha, dá-se uso a ferramentas esquecidas, experimentam-se várias lentes para ver o mundo de outras formas e no fim surge sempre a mudança.

Ser psicólogo é uma enorme responsabilidade, há que ter consciência do peso das palavras e até dos silêncios; mas é sobretudo um grande privilégio, pela ligação particular e única que se estabelece com o outro e pela possibilidade de se ser agente de transformação.

Ser psicólogo é dar o que temos melhor de nós para ir ao encontro do outro, é ouvir sem julgar, é compreender, cuidar e fortalecer numa relação que assenta em confiança e em que assim se favorece a construção e evolução.

Ser psicólogo é criar um espaço onde as máscaras caem sem medo e o Eu verdadeiro emerge, sem vergonhas nem censuras, aceite na sua totalidade.

Ser psicólogo é ajudar a encontrar chaves perdidas ou desconhecidas que podem abrir portas para a realização e bem-estar pessoal, é auxiliar na leitura de mapa, descobrir novos caminhos e construir novas pontes. É ajudar a nomear sentimentos bloqueados e sensações estranhas e a descobrir que a sorte nada mais é que a nossa abertura a oportunidades e desafios.

Em clínica, os contextos de intervenção têm assim sido diversos (escolar, institucional, consultório particular) com crianças, adolescentes, adultos e pais/cuidadores.

Considero-me uma Psicóloga Integrativa, que procura conjugar de forma coerente técnicas de vários modelos teóricos, com o objectivo de desenvolver a intervenção mais adequada a cada pessoa, tendo em conta sempre as suas especificidades individuais, a fase de ciclo de vida e o sistema em que se integra.

 
  • Cédula Profissional Nº 10649
  • Mestrado Integrado em Psicologia, área Clínica, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). Estágio académico realizado na Unidade de Psicologia Pediátrica do Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra).
  • Pós-graduada em Avaliação e Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes pelo CeFIPsi (Centro de Formação e Investigação em Psicologia).
  • Curso Pós-Graduado“Anorexia e Bulimia Nervosas: Doenças do Comportamento Alimentar”, organizado pelo Núcleo de Doenças de Comportamento Alimentar (NDCA) em Lisboa, com a duração de 36 horas.
  • Certificada no 2º nível de EMDR pela Oficina de Psicologia.
  • A realizar a pós-graduação em Psicoterapia na Associação Portuguesa de Terapia Comportamental e Cognitiva.
  • A exercer desde 2008, tendo passado por contextos variados como o Hospital Júlio de Matos e o Centro Comunitário de Apoio Psicológico e Pedagógico – REDES. Desde 2009 Psicóloga Clínica no Município de Óbidos integrando o Gabinete de Educação e o Gabinete de Apoio à Família entre 2009 e Fevereiro 2012.
  • Paralelamente, têm sido desempenhadas funções como formadora nas áreas do Desenho Infantil, Avaliação Psicológica a Crianças e Jovens e Educação Parental.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin