Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin
Paula Brito

Paula Brito

Paula Brito

“O principal objectivo do processo terapêutico não é transportar o paciente para um impossível estado de felicidade, mas sim ajudá-lo a adquirir firmeza e paciência diante do sofrimento. A vida acontece no equilíbrio entre a alegria e a dor. Quem não se arrisca para além da realidade jamais encontrará a verdade”

C. G. Jung

 

 

Desde o inicio do meu percurso académico que a prática clínica esteve sempre no horizonte.
Esta profissão é para mim um enorme privilégio mas também uma enorme responsabilidade porque, entre outras coisas, usamos a palavra, o olhar e até mesmo o silêncio para tocar naquilo que é mais íntimo no ser humano; as suas emoções.
Ao mesmo tempo que podemos auxiliar alguém a abrir portas para o auto-conhecimento e satisfação das próprias necessidades, podemos também “abrir” feridas que corroem aquilo que é mais íntimo naquele que nos procura. É também por isso que procuro ser sempre sincera com os outros e acima de tudo, comigo mesma.É para mim fundamental respeitar a individualidade de cada um independentemente de as ideologias serem parecidas ou diferentes das minhas. Procuro ouvir sem julgar e sou apologista de que não existem problemas sem solução nem chaves milagrosas para vencer as dificuldades. Acredito que as pessoas têm sempre algo de bom para descobrir em si e que todas as vitórias dependem exclusivamente do nosso esforço e da coragem com que enfrentamos os desafios. Ao dividir comigo a sua angústia, solidão…procuro que aquele que me pede ajuda encontre em mim um auxilio adequado na compreensão das causas do seu sofrimento e na optimização de estratégias para superá-lo. Espero mesmo que, entre outras coisas, as minhas palavras de alguma forma sirvam para que as pessoas que me procuram encontrem o melhor de si e sejam mais felizes.

 

Membro efectivo na Ordem dos Psicólogos Portugueses, com Cédula Profissional nº 19569
• Estágio para Ordem dos Psicólogos Portugueses, na Oficina de Psicologia
(Avaliação psicológica e acompanhamento psicoterapêutico de crianças e adultos)
• Estágio curricular como psicóloga clínica, em contexto hospitalar
(Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica)
• Estágio curricular como psicóloga clínica, numa Junta de Freguesia
(Intervenção individual com crianças e adolescentes (competências pessoais, sociais; gestão de conflitos; diagnóstico de sinalização de abandono/ absentismo escolar)
• Estágio académico como psicóloga clínica, numa IPSS no concelho de Oeiras
(Avaliação Psicológica, apoio psicoterapêutico, avaliação de competências de autonomia, elaboração de relatórios, intervenção em conflito, aconselhamento às família)

• Frequência de Pós-graduação em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica
• Formação em EMDR nível I, pela Oficina de Psicologia
• Mestrado em Psicologia, Aconselhamento e Psicoterapia na ULHT, Lisboa
• Frequência em diversos workshops relacionados com a prática clínica
• CAP – Formação de Formadores «Powerform»

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin