Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

Alicia Peres

Alicia Peres

Alicia Peres

Quando era pequena as pessoas perguntavam-me “o que queres ser quando fores grande?”. Eu respondia: “psicóloga”. Naturalmente que na época eu não tinha o devido entendimento do que era ser psicóloga, do que era a psicologia. Mas à medida que o tempo foi passando, essa ideia foi crescendo, foi amadurecendo. Sei, hoje, que esse desejo de me envolver no mundo da psicologia, nasceu da minha curiosidade pelas diferentes personalidades, pelos diferentes “selves” que podemos apresentar ao longo da vida. Hoje também sei que para ser psicóloga não basta o interesse por esses aspectos. Importa, e muito, a empatia pelo outro. Aquilo a que chamamos, saber “calçar os sapatos do outro”. Por isso, por muito ecléctica que seja enquanto terapeuta, a abordagem que mais utilizo é a Rogeriana, ou Centrada na Pessoa. Ou seja, em consulta, um dos objectivos mais apresentados é o da libertação dos núcleos da personalidade no cliente, de modo a obter com isso a descoberta ou redescoberta da auto-estima, da autoconfiança, e do amadurecimento emocional. Para tal, dentro da relação psicoterapeuta-cliente dou primazia à consideração positiva emocional e à empatia.

 
  • Mestrado Integrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
  • Pós-graduação em Intervenção Cognitivo Comportamental pela Associação Central de Psicologia.
  • Formação Avançada em Psicologia da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
  • Doutoranda em Psicologia na vertente de Saúde e Bem Estar pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Lisboa – investigação sobre preditores do consumo de álcool em adultos portugueses.
  • Experiência profissional no sector público e privado, fazendo avaliação e intervenção em contextos muito diversificados tais como, por exemplo, violência doméstica, necessidades educativas especiais, orientação escolar e profissional, perturbações da personalidade.
  • Cap de Formadora.
  • Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses Céd. N.º 15102.
Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin