Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

Inês Carvalho

Inês Carvalho

Inês Carvalho

É num constante exercício de compreensão e disponibilidade para com o outro que baseio a minha prática clínica. Tentando, a cada momento compreender o que é importante, o que faz sentido, para cada criança, jovem ou adulto. Para que se torne possível encontrar o plano de intervenção mais adequado e satisfatório.

Entendo o processo terapêutico como um caminho onde exista sempre a possibilidade de recuar para, depois, ir mais adiante. Digo recuar, sim! Porque nem sempre recuar tem que ser sinónimo de falhar. Pode significar, talvez, uma forma de pensar diferente aquilo que nos causa angústia, mal-estar ou desconforto. Talvez sejam estes os momentos que nos oferecem a oportunidade de continuar a descobrir o que poderá tornar-nos mais felizes, connosco e com os outros.

Estar em terapia – para e com quem se nos apresenta – é, para mim, um enorme privilégio. Acompanhar o caminho desta criança, adolescente, família, adulto… Enfim, ajudar alguém que é único, quer pelo seu grau de desenvolvimento, quer pela sua forma de comunicar, quer pela sua experiência, mas sobretudo pelo que de mais invulgar há em si.

Acredito, pois, numa prática Integrativa e cientificamente atualizada, na qual as várias técnicas e recursos se vão articulando numa equação dinâmica, tal como se articulam os diferentes aspetos da mente humana em cada pessoa.

 
  • Mestrado Integrado em Psicologia Clínica, Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA – IU).
  • Prática clinica em contexto público no acompanhamento psicológico de crianças, jovens e adultos. Integração em programas de Cuidados.
  • Continuados na Comunidade e de Apoio a Crianças e Jovens em Risco.
  • Investigação em psicoterapia centrada na compreensão dos processos de mudança.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin