Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

Sara Simões Gonçalves

Sara Simões Gonçalves

Sara Simões Gonçalves

A relação entre psicólogo e cliente (ou paciente) é uma relação baseada em princípios de confiança, respeito, sigilo, aceitação, não julgamento, empatia, cuidado, afeto e autenticidade, aspetos que considero essenciais para o sucesso de uma psicoterapia.

Enquanto psicóloga pretendo tornar segura esta viagem tão essencial e necessária em torno de si mesmo, pois acredito que o autoconhecimento é o alicerce de uma existência plena de bem-estar e significado.

Dependendo das suas necessidades e da sua vontade, poderei ajudá-lo(a) a conhecer-se melhor, a desenvolver recursos que já possui e a descobrir novas ferramentas psicológicas, para que possa aprender a lidar com o seu sofrimento, a tomar decisões mais ajustadas às suas necessidades ou a ultrapassar momentos ou situações de vida particularmente difíceis.

No contexto desta relação única, acredito que terá a possibilidade de se descobrir, crescer, mudar a vários níveis, de modo a viver a sua vida de uma forma mais construtiva, socializada, autónoma, adaptada e satisfatória.

A minha formação de base é cognitivo-comportamental e sistémica, no entanto, através de formações complementares fui integrando outras abordagens, teorias e técnicas, na minha prática clínica, tais como a Psicologia Humanista, Existencial, Terapia Focada nas Emoções, Psicoterapias Corporais, Gestalt, EMDR, Mindfulness. Considero-me, portanto, uma Psicóloga Integrativa.

Trabalhar na Oficina de Psicologia como psicóloga e psicoterapeuta, é para mim fonte de realização, gratidão e um enorme privilégio.

Realização e gratidão, por ter a oportunidade de participar no processo de mudança de alguém que confia em mim a sua esperança e vulnerabilidade. Privilégio por fazer o que gosto, inserida numa equipa fantástica que coloca ao meu (e ao seu) dispôr condições humanas e materiais de excelência para poder trabalhar e continuar a crescer como pessoa e profissional.

 

Licenciatura (pré-Bolonha) em Psicologia Clínica, na Variante Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

Formações em diversas áreas terapêuticas: Psicoterapia Corporal, Terapia Focada nas Emoções, Psicodrama, Psicoterapia de grupo, Psicoterapia Existencial, Psicoterapia Centrada no Cliente, Mindfulness, Focusing e outras.

A finalizar a Pós-Graduação de Especialização em Terapias Comportamentais e Cognitivas, na Associação Portuguesa de Terapias Comportamentais e Cognitivas (APTCC).

Prática clínica em diversos contextos (consultório, escolar, comunitário, estabelecimentos prisionais) com adultos, adolescentes e crianças, desde 2005.

Certificação em EMDR (nível 1).

Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores.

Licenciatura (pós-Bolonha) em Música, Variante Canto Lírico, pela Escola Superior de Música de Lisboa.

Cédula profissional nº 12096

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin