Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

Cristiane Castelo Branco

Cristiane Castelo Branco

Cristiane Castelo Branco

“O auto-conhecimento tem um valor especial para o próprio indivíduo. Uma pessoa que se ‘tornou consciente de si mesma’, por meio de perguntas que lhe foram feitas, está em melhor posição de prever e controlar seu próprio comportamento”. (B. F. Skinner) 

A Psicoterapia é uma transformação de comportamento dentro de uma relação singular. É um compromisso travado entre um profissional (e, acima de tudo, pessoa) e quem busca apoio e orientação para ultrapassar traumas, dificuldades, inadequações e tudo o que gera angústia e sofrimento. 
Essa relação se propõe a contextualizar as queixas trazidas pelo cliente, buscando entender, dentro de sua história de vida, como elas surgiram, o que as faz continuarem ali (mesmo quando não queremos) e que caminhos podemos encontrar para garantir uma condição desejável. 
A trajetória a ser percorrida durante o período de tratamento por vezes incomoda porque toca em nossas feridas, mas também é bonita e recompensadora quando olhamos para nós e nos descobrimos mais livres, mais confiantes, mais seguros e mais felizes. 
Novamente citando Skinner, “cada pessoa está em contato especial com uma pequena parte do universo contido dentro de sua própria pele” e o papel do psicólogo é de decifrar esse universo e traduzi-lo de forma a tornar-se compreensível e, portanto, modificável. 
A psicoterapia, afinal, é uma convocação para que, de mãos dadas, atravessemos a estrada que tanto tememos, a fim de nos conciliarmos com nós mesmo, com os outros e com a vida.
A abordagem que norteia meu trabalho é a Comportamental. No entanto, reconheço que o que faz a diferença não é a orientação que o profissional segue e sim o profissional. Por isso, muitas vezes “pego emprestado” aquilo que entendo que pode ser útil de outras linhas teóricas e trago para o meu eixo de conduta. 

 

• Psicóloga clínica (licenciada e bacharel) pelo Centro Universitário de Brasília em 2000
• Formação em Psicoterapia e Análise do Comportamento pelo Instituto São Paulo de Terapia e Análise do Comportamento
• Formação em Psicopatologia de base Analítica
Cursos de extensão em Transtornos Psiquiátricos com abordagem Comportamental e Psicofarmacologia.
• Atuação em programa de tratamento de pacientes portadores de obesidade e transtornos alimentares
• Atendimento hospitalar a pacientes oncológicos na Radioterapia e ambulatorial, internados e Unidade de Terapia Intensiva no Hospital Santa Lúcia em Brasília

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin