Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

Inês Chiote Rodrigues

“O paradoxo curioso é que quando eu me aceito como eu sou, então eu mudo.”

Carl Rogers

 

Cedo dei por mim a tentar interpretar os meus sonhos e os dos outros. Rapidamente percebi, que este desejo de compreender os sonhos ia para além dos sonhos propriamente ditos, traduzindo a enorme vontade que tinha de entender o meu mundo interior e o dos outros. Apaixonei-me pela imensidão da mente humana e, desde, aí, decidi que queria ser psicóloga.

O que eu procuro na relação que estabeleço com os meus pacientes é, em primeiro lugar, escutá-los ativamente, onde não há lugar para o julgamento. Depois, é colaborar na descoberta de potencialidades e ferramentas até então desconhecidas. É transportá-los para a compreensão e aceitação da sua própria singularidade. É trabalhar em conjunto para que eles se sintam os protagonistas da sua própria vida, dando-lhe o significado que mais lhes faça sentido.

Sigo uma abordagem cognitiva-comportamental, complementando-a com o recurso a outras abordagens, adequando os métodos às necessidades e problemáticas de cada um. Considero-me, por isso, uma psicóloga integrativa.

 
  • Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde, no núcleo de psicoterapia cognitiva-comportamental e integrativa na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.
  • Estágio Curricular na Clínica Psiquiátrica de São José, Lisboa e no Atendimento à Comunidade da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.
  • Estágio Profissional no Gabinete de Apoio Psicológico (Gapsi) do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), Coimbra.
  • Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
  •  
Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin