Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

Cecília Santos

“Aquilo que uma vez desfrutámos nunca mais perdemos. Um pôr-do-sol, uma montanha banhada pelo luar, o oceano calmo e revolto. Vemos estas coisas, amamos a sua beleza, guardamos estas visões nos nossos corações. Tudo o que amamos profundamente torna-se parte de nós próprios.”

Helen Keller

Desde sempre recordo ter um fascínio pelas pessoas, pelas relações que se vão construindo ao longo da vida e pelo impacto que essas relações têm no nosso desenvolvimento. Acredito que todas as nossas experiências nos permitem desenvolver enquanto seres únicos e que existem em nós a necessidade de nos relacionarmos com os outros.

Enquanto terapeuta acredito que a empatia está na base das relações humanas, e como tal, na minha prática profissional procuro corresponder às necessidades das pessoas adotando uma postura de compreensão incondicional, expressando essa mesma sensibilidade em respostas claras e adaptativas ao longo do processo terapêutico.

Encaro a prática psicológica como um oceano, onde podemos mergulhar e explorar mares deslumbrantes, dos quais retiramos um prazer imenso. E é esta vontade de continuar a explorar novos mares que me vai enriquecendo e me faz sentir privilegiada pela profissão que escolhi.

Sendo o desenvolvimento e a educação uma das minhas áreas de interesse, a investigação em torno da parentalidade tem vindo a suscitar-me grande interesse, pois as nossas relações precoces são determinantes para o nosso desenvolvimento cognitivo, social e emocional.

 
  • Mestrado Integrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e frequência simultânea de aulas do mestrado de Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas.
  • Tese de Mestrado no âmbito da parentalidade e generatividade e participação no Congresso “Biennale internationale de l’éducation, de la formation et des pratiques professionnelles” em 2012 no atelier “Transmission au sein de la famille” em Paris.
  • Formação em EMDR nível 1 e 2.
  • A frequentar Pós-Graduação em Terapias Cognitivo-Comportamentais.
  • Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses – Cédula Profissional nº 15847
Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin