Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin
Raquel Carvalho

Raquel Carvalho

Raquel Carvalho

A minha curiosidade e fascínio acerca do complexo comportamento humano, o modo como as pessoas funcionam, porque pensam, sentem e se comportam de determinada maneira, o que nos torna todos diferentes, e ao mesmo tempo, tão semelhantes, contribuiu para uma forte paixão…a Psicologia!

Para mim, a prática da Psicologia é e será sempre uma aventura extremamente desafiante e gratificante. É poder dedicar-me ao outro genuinamente, ouvir, sem julgar, e compreender as suas dificuldades, ajudara equacionar novas formas de as encarar, com vista a operar mudanças significativas em direção a um melhor e mais duradouro bem-estar, reduzindo o sofrimento psicológico e melhorando a sua qualidade de vida.

Apesar da sua faixa etária precoce, algumas crianças trazem consigo uma bagagem de experiências diferenciadas e com interpretações tãomal adaptativas, que necessitam da ajuda de alguém que lhes possa facilitar outra leitura dos seus mundos e a descobrir o seu enorme potencial.
Deste modo, participar como psicóloga num processo de crescimento do outro é algo de imensa responsabilidade, que exige um desenvolvimento pessoal permanente, tendo em atenção a construção de uma relação terapêutica empática, a implementação de técnicas de avaliação e intervenção fundamentadas cientificamente e adaptadas a cada caso, e cumprindo, paralelamente, os princípios éticos da profissão.
As inúmeras características de cada criança, única e especial, de cada progenitor, de cada experiência vivida e, mais ainda, a imensidão de combinações possíveis entre toda esta informação, exigem a colaboração de todos (criança, pais, educadores, professores…), de uma forma ativa,para a construção de um percurso de vida mais risonho.

 
  • Mestrado Integrado em Psicologia – área de especialização: Psicologia Clínica (subespecialização – Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e Saúde), na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra;
  • Realização de estágio na Unidade de Psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (Consulta Externa de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Consulta de Distúrbios Alimentares);
  • Tese de Mestradono âmbito da Fobia Social na adolescência;
  • Prática em contexto de clínica privada e contexto escolar, com crianças e adolescentes;
  • Certificado de Competências Pedagógicas de Formador (CCP);
  • Curso de Formação de Formadores sobre Cyberbullying para Pais e Educadores;
  • Curso Teórico-Prático de Intervenção em Crise;
  • Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos.
Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin