Estimule a sua criatividade profissional

Estimule a sua criatividade

Partilho consigo algumas dicas para estimular a criatividade no seu mundo profissional:

1) TREINE A FLEXIBILIDADE ATRAVÉS DE MOMENTOS DISRUPTIVOS

Ao querer resolver uma situação complexa com um leque limitado de perspectivas é possível que se sinta mais ansioso e com a sensação de ter ficado sem saída. Pode perder noites de sono, ter pensamentos ruminativos que só pioram a situação.

Então, o que pode fazer?  Desligue-se da situação por um tempo, procure fazer uma caminhada consciente ou praticar exercícios de relaxamento. Ambas as soluções, permitem que outras áreas do seu cérebro sejam ativadas.

2) INCENTIVE A PROATIVIDADE E INCLUA

Mesmo que tenha um chefe à “moda antiga” e sinta dificuldade em estabelecer comunicação, procure envolver outros colegas no seu trabalho. Estimular o trabalho em equipa é um dado importante para evitar a acomodação e uma mente vazia de ideias.

Quando incentiva uma reunião de brainstorming faz com que os colegas se sintam mais motivados, valorizados, e por meio das várias ideias pode-se gerar estratégias mais eficientes para o seu projeto.

3) RELACIONE-SE MAIS

Podemos ter tendência a privilegiar relacionamentos com pessoas ligadas diretamente à nossa função. Contudo, conhecer outras realidades, departamentos, projetos, pode abrir-lhe a janela da mente para novas perspectivas de reflexão.

Quanto mais investe nos seus relacionamentos, com espírito curioso,  mais estimula a sua criatividade.

4) SAIA DA ZONA DE CONFORTO

Somos  feitos de hábitos, e estes são padrões comportamentais criados pela força da repetição. Sabemos que praticar o de sempre traz uma sensação de segurança mas pode bloquear o encontro do novo.

Quando alarga a sua zona de conforto, está a propor-se a fazer coisas que os outros não fazem, a criar diferenciação e promover o seu sucesso. Experimente crescer, estudando os possíveis riscos, experimentando novas ideias.

5) O ERRO COMO ALIADO

E  se errar? Fica a aprendizagem.

É através dos erros que conseguimos sentir o valor da experiência e encontrar melhores alternativas.

Trate o erro por tu, torne-o seu aliado, sem culpas e volte a tentar.

Uma vez que a criação está associada à necessidade de procurar novas soluções, cultive a sua curiosidade.

6) ESCUTE MAIS E DIVERSIFIQUE

Se sente ter a tendência para falar mais,  experimente alimentar o seu ouvido, falando menos  e  vice versa. Troque as voltas ao seu cérebro.

E se der conta que escuta sempre as mesmas músicas ou programas de rádio, ouse ouvir músicas diferentes, sintonize outro canal. O desconhecido estimula a criatividade.

Maria Bartolomeu
Maria BartolomeuPsicoterapeuta corporal. Formadora
Mostrar mais Artigos
2017-04-15T19:02:29+00:00 Abril 14th, 2017|Carreira, Desenvolvimento Pessoal, Maria Bartolomeu|
Translate »