Estratégias para acelerar o seu metabolismo

Muitas pessoas questionam-me em consulta se conseguirão perder peso mesmo com um metabolismo mais lento. O metabolismo basal é como o bilhete de identidade, cada um tem o seu e é muito próprio. A boa notícia é que não temos de ficar reféns da nossa genética porque com algumas mudanças no estilo de vida conseguimos potenciar a queima de calorias diárias. Deixo-lhe seis estratégias práticas para tornar o seu metabolismo mais rápido!

 

  1. Coma várias vezes ao dia – quando salta refeições faz com que o seu organismo desacelere e depois absorva mais rapidamente a gordura dos alimentos ingeridos. Por isso, comece por fazer um pequeno almoço completo, com proteínas e hidratos de carbono complexos (exemplo: papas de aveia com banana e canela), e procure não fazer intervalos superiores a 3 horas entre as refeições.

 

  1. Inclua cafeína e chá verde no seu plano alimentar – os compostos bioativos presentes nessas substâncias podem ativar vias metabólicas importantes na eliminação das reservas de gordura.

 

  1. Beba água fria – Segundo a OMS devemos beber 1 litro de água por cada 25 kg de peso. Por isso hidrate-se bem e preferencialmente com água fresca, pois assim o seu organismo terá de gastar mais energia para nivelar a temperatura da água à do seu corpo.

 

  1. Abuse das especiarias – opções como gengibre, pimenta, açafrão ou canela ajudam a desintoxicar, a estimular a circulação e a acelerar o metabolismo. Podem tornar os seus alimentos mais saborosos, ajudar na redução do sal e ainda favorecem a perda de peso.

 

  1. Aposte em alimentos ricos em fibra – se consumir mais frutas, pão integral, cereais integrais, lentilhas, verduras e legumes vai conseguir acelerar o seu metabolismo em cerca de 25%, porque o organismo consome muitas calorias no processo digestivo, o que não acontece nos alimentos refinados.

 

  1. Mexa-se já! – o exercício físico regular, sobretudo se intercalar exercícios de intensidade forte com fraca, ajudará o seu metabolismo a tornar-se mais rápido e assim a queimar mais calorias durante o dia.

Inês Onofre Domingues

Nutricionista

2016-05-08T14:47:54+00:00 Maio 8th, 2016|Artigos, Nutrição, Peso|
Translate »