Carregar Eventos

É já no próximo dia 4 de Junho que a Cidadela de Cascais vai ser invadida por crianças motivadas pelos melhores educadores do país para o Lemonade Festival – um dia que celebra a atitude empreendedora dos mais novos, a partilha de boas práticas escolares e extra-curriculares, e a discussão conjunta em Assembleia, equilibrada entre miúdos e graúdos, sobre os alicerces para um crescimento saudável e equilibrado.

Junte-se à Oficina de Psicologia que marcará a sua presença neste importante evento!

 

Das mesmas pessoas que produzem o Ignite Portugal e o único TEDxKids no país e que partilham uma paixão por educação, nasce agora o LEMONADE FESTIVAL, numa produção Nova SBE com o apoio Gymboree. Para a Marta Gonzaga, co-organizadora, “num mundo impossível de atingir a perfeição e onde não há formulas perfeitas porque todas as crianças são diferentes”, esta é uma oportunidade de ouro para falamos descomplexadamente sobre educação.

 

Lemonade Festival é um evento de conferências sobre Educação e atividades destinadas a trabalhar o espírito empreendedor dos mais novos, em que eles também são protagonistas. Por um futuro melhor.

 

Entre as 09:30 e as 18:00, no dia 4 de Junho na Cidadela de Cascais, oradores de todas as idades a partir dos 9 anos terão a oportunidade de falar sobre a Educação: o empreendedorismo, o futuro do trabalho na educação do presente, os trabalhos de casa, a cidadania, as tomadas de decisão e a escola.

 

Para o dia 4 de Junho espera-se uma aventura incrível onde todos aprenderão de forma divertida: Cerca de 40 workshops – sustentabilidade dos planeta, literacia financeira, trabalho em equipa e desenvolvimento das capacidades de comunicação, entre muitos outros, promovidos por parceiros como o Oceanário de Lisboa, o Planetiers , o Era Uma Vez, a Biovila, e a Oficina de Psicologia –  e conferências, dirigidos a crianças entre os 4 e os 12 anos, que promovem a partilha de ideias e que ajudam a desenhar o futuro dos mais novos.

 

A limonada é a bebida oficial do evento e as BANCAS DE LIMONADA são dinamizadas pelas crianças das escolas parceiras.

 

As sessões de conferências dividem-se em três painéis com diferentes formatos e terminam com uma assembleia de crianças que irão votar e debater as melhores práticas apresentadas ao longo do dia.

 

Entre os oradores confirmados estão professores extraordinários, jovens e adultos empreendedores, alunos, psicólogos, pais, educadores, entre outros. Alguns dos oradores:

 

Biel Baum, 15 anos, empreendedor social desde os 8 anos, aprendiz de Chef de cozinha, co-fundador da Escola com Asas (rede de aprendizagem livre), Vegg at Home, Cookfunding. Palestrante internacional, participou de TEDxCampos, TEDxLaçador, YIP-Suécia. Unschooler, vegetariano, nómada, atua em causas diversas ligadas à saúde, promoção de alimentos orgânicos, apoio ao tratamento igualitário. Recebeu prêmios no México e no Brasil de melhores ideias de startups no Creative Businnes Cup Brazil 2014 e Jalisco al 100%. Autor do livro “Meu Diário para Jamie Oliver: Realizando Sonhos e Inventando Receitas” com os lucros a reverterem para projetos sociais em África. Foi criador e apresentador dos programas de gastronomia para crianças “Arte na Cozinha”, “Cozinhando com as Estrelas” e um canal de boas notícias “FIB – Felicidad Interior Bruta” (em espanhol) www.bielbaum.tkwww.escolacomasas.com

 

Sabrina Bittencourt, 36, mãe de 2 crianças e 1 jovem unschooler (Biel Baum), empreendedora social serial, criou mais de 30 negócios de economia colaborativa e criativa em 4 continentes. Doutora Honoris Causa com reconhecimento por seu trabalho em educação disruptiva e empreendedorismo. Co-fundadora de Jóvenes Transformadores, primeiro programa de alto impacto em tecnologias exponenciais e inovação social para jovens da América Latina e España com participação de mais de 10 mil jovens e 2 mil professores. Co-fundadora da Escola com Asas, rede de aprendizagem livre composta por mais de 7500 famílias do Brasil e América do Sul. Business angel e mentora de diversas startups de tecnologia, sustentabilidade, alimentação orgânica, drones de uso humanitário, cinema. Tem colaboração com UNESCO Barcelona para projetos de educação para a sustentabilidade. Membro de FemTalent e Women@theFrontier iniciativas que promovem o empreendedorismo tecnológico feminino. www.jovenestransformadores.comwww.escolacomasas.comwww.femtalent.cat

 

 

 

Frederico Fezas Vital – Serial Social Entrepreneur & Impact Freak. Responsável pelo programa Changemaker Schools da Fundação Ashoka em Portugal, Founder & Dream Marketeer na Terra dos Sonhos, foi Diretor Executivo da Bolsa de Empreendedorismo da Comissão Europeia, é Ativador de Rede, Mentor e Bootcamp Leader no IES-SBS e tem a sua própria empresa de consultoria, capacitação, criação de conteúdos e construção de projectos na área da inovação e do empreendedorismo social; foi membro fundador e pertence aos órgãos sociais da ESLIDER Portugal. É licenciado em Direito pela UCP, Mestre em Marketing pelo ISG, com uma especialização internacional em Project Management & Leadership Management no INSEAD, IESE e Heriot-Watt. Tem dois filhos, mora em Lisboa.

 

 

Xavier Canavilhas, 22 anos – Estudante de Medicina Veterinária mas com todos os restantes interesses, crente no idealismo e na mudança discutida, hiperactivo não diagnosticado. Nascido na Covilhã, estudou no Liceu Frei Heitor Pinto onde implementou o primeiro estúdio e canal de Televisão numa escola pública numa cooperação com a Universidade da Beira Interior. Participou também em diversas fases nacionais do Parlamento dos Jovens. Fez emissões de rádio de 2006 até 2014 na Rádio Cova da Beira. Ingressou na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa em 2013, em 2015 iniciou-se como coordenador do Departamento de Educação Médico Veterinária na Federação Académica de Medicina Veterinária tendo sido eleito para presidente no mandato seguinte.  Foi eleito Vice-Presidente para os Assuntos Internos da Associação Académica da Universidade de Lisboa em 2016. É chairman do Comité Internacional do Bem Estar do Estudante (SCoW) na IVSA (Associação Internacional de Estudantes de Medicina Veterinária). (Tem o sonho de um dia ser dono de um tractor agrícola)

 

O Evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, do Pestana – Cidadela de Cascais, a Nova SBE, Gymboree, Delta, Rua Alegre e imatch.

 

Entre as escolas que aceitaram o desafio encontram-se o Colégio Monte Flor, Park International School, Centro Educativo Alice Nabeiro, Salesianos do Estoril, Escola Básica Fernando José dos Santos, 2º Grupo dos Escoteiros de Portugal.