Grupo de Tratamento Perturbação de Pânico

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

PânicoO que é o pânico? O pânico pode ser descrito como um período de tempo de medo ou desconforto intensos durante o qual quatro (ou mais) dos seguintes sintomas se desenvolveram abruptamente e atingiram um pico num espaço de 10 minutos.

Estes podem ser, então, palpitações cardíacas, batimentos cardíacos fortes ou coração acelerado; suores; tremores; dificuldade em respirar; sensação de sufoco; dor no peito ou desconforto nessa zona; náuseas ou perturbações gastro-intestinais, tonturas; sensação de estar zonzo; sensação de desmaio; desrealização (sensação de irrealidade) ou despersonalização (sensação de estar separado de si próprio); medo de perder o controlo ou enlouquecer; medo de morrer; parestesias (sensação de formigueiro ou dormência), arrepios ou calor súbito ou suores frios… Ufa!

Se se identificou com os sintomas descritos, convidamo-lo a estar presente na próxima edição do Grupo Terapêutico da Perturbação de Pânico. Os grupos psicoterapêuticos agregam pessoas que sofrem de uma mesma perturbação e revelam-se muito eficazes. Estes permitem, num curto espaço de tempo, lidar com a sintomatologia mais representativa através de técnicas de intervenção específica à problemática apresentada.

Além disso, neste contexto, são criados momentos de partilha com outras pessoas que sofrem da mesma problemática, o que revela sempre um efeito terapêutico significativo. Como? Desta forma, torna-se um grande passo, quer para a normalização daquilo que sentimos, quer para a aceitação de nós próprios. Além disso, várias pessoas a observar uma mesma realidade podem obter uma riqueza de perspectivas e ângulos, impossível de conseguir em outro contexto.

A próxima edição do Grupo Terapêutico para Perturbação de Pânico tem início no dia 2 de Outubro às 18h00, sendo que cada sessão tem o valor de 20€.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

0
  Talvez também lhe interesse:

Add a Comment