Hoje vais tomar banho sózinho! E gostar :)

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

Rita Castanheira Alves

Rita Castanheira Alves

É frequente até certa idade as crianças pequenas associarem os comportamentos de higiene, como o banho, a regras que são impostas pelos pais, não lhes atribuíndo importância social e física.

A hora de ir para o banho, os filhos que se esquivam de lavar os dentes são relatados por muitos pais e são minutos, horas de uma grande batalha entre pais e filhos.

Em primeiro lugar é essencial que o banho e os hábitos de higiene possam ser vistos como benefícios e não como algo negativo, assim é importante que não ameace o seu filho. Se ele não quiser tomar banho, é mais produtivo se o premiar (numa primeira fase). Seja o primeiro a mostrar bons hábitos de higiene, é um dos principais modelos do seu filho.

Desde bem pequeninos, ainda com fralda que pode incutir os bons hábitos de higiene, tornando a muda da fralda um momento em que mostra carinho e simpatia ao seu bebé.

 

E para os pequenotes para quem o banho é só uma perda de tempo, que tal tornar esse momento e a higiene divertida?

 

– Propomos que compre para cada elemento da família um kit de banho, o seu filho até pode ajudar, com uma esponja de banho muito colorida, um doseador de gel de banho e um gel de banho que possa ser ele a escolher. Neste momento de escolha e entrega dos objectos para o banho, todos os elementos da família deverão mostrar admiração e alegria pelos novos objectos;

– Em casa criem o hábito do pai, da mãe e irmãos mais novos expressarem como é bom lavar os dentes, as mãos, o cabelo no banho e elogiarem-se entre si quando fazem um acto de higiene, incluindo claro a criança;

– No banho da criança, promova o uso do novo kit e faça um jogo com ela, perguntando-lhe o que deve lavar primeiro e indo ajudando, deixando que seja ela a adivinhar qual a ordem dos membros/zonas do corpo que deve seguir. Cada vez que acerta, elogie com muita alegria e incentive-a a lavar a zona identificada, quando não acerta, não a corrija, diga apenas que já lá irão a essa zona mas agora terá de ser outra zona e identifica a zona. Pode fazer este exercício até que o seu filho esteja totalmente vestido, dependendo da idade e do que já é capaz de fazer. Se já souber ler e escrever, poderá fazer uma variante com adivinhas, propondo à criança que adivinhe qual a parte do corpo que deve lavar, dizendo-lhe a primeira letra;

– Nas primeiras vezes e porque foi um grande “mestre do banho” ofereça-lhe um prémio: uma história nova ao deitar, um filme com os pais ou até uma medalha pelo excelente banho.

O desenvolvimento deste tipo de hábitos permite não só evitar doenças, como promover a autonomia e a importância das relações com os outros.

Que tal experimentar no banho de hoje antes do jantar?

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

0
  Talvez também lhe interesse:

Add a Comment