Loading...
Inês Afonso Marques 2017-04-19T14:26:28+00:00

Inês Afonso Marques
Psicóloga • Infanto-juvenil • Coordenadora • Lisboa

Fale Comigo

QUANDO FOR GRANDE?

O que queres ser quando fores grande? Quero tratar pessoas e quero escrever.

Pois cá estou eu a ser, com enorme prazer, aquilo que queria ser.

Gosto de ler e de escrever. Gosto de rir e de brincar. Gosto da simplicidade e da genuinidade das crianças. Gosto das encruzilhadas da adolescência.

Desde cedo decidi que era com crianças e adolescentes que queria crescer enquanto profissional. Acredito que cada criança e adolescente tem dentro de si um potencial imenso e acredito que tenho imenso a aprender com eles.

Perdoem-me a falta de originalidade… Há um provérbio que, desde que iniciei o meu percurso profissional, me tem acompanhado e que resume “o espírito” com que recebo no consultório crianças, jovens, pais, professores e outros educadores:

Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje.

Acredito (e constato diariamente) que cada criança tem dentro dela um conjunto de valiosas sementes que regadas com atenção, amor e carinho originam as mais belas flores. Enquanto psicoterapeuta sinto uma satisfação imensa por, sempre que cada flor em desenvolvimento precisa de ajuda, poder contribuir, com base no rigor da ciência, para o seu crescimento harmonioso. Encaro cada flor, com as suas características próprias, como um desafio especial e único em terapia. Procuro traduzir aquilo que tantas vezes lhes é difícil pôr em palavras. Procuro que pais e filhos se sintam emocionalmente conectados e realizados, minimizando o impacto das “dorzinhas” de crescimento ou das “partidas” que mente e corpo resolvem pregar à pequenada. Um dia o jardim estará repleto de flores mais confiantes, resilientes e felizes.

Alguns Projectos OP

Projectos

Na Oficina de Psicologia a distância entre sonhar e fazer acontecer é pequena. E saber que estes projetos, dos quais tanto me orgulho, são sementes que devolvem a crianças, adolescentes, pais e educadores a sua saúde psicológica e a sua vontade de sonhar… É fantástico!

Partilho consigo apenas alguns dos projetos que lidero.

E aqui estou eu (a continuar) a fazer aquilo que em pequena dizia que queria ser… A usar a escrita para chegar mais perto do outro e para o ajudar.

Este é o primeiro livro da Coleção Crescer com Pinta, um conjunto de livros da nossa equipa infanto-juvenil e que visa criar resiliência e capacidade de superação em relação a dificuldades frequentes nas crianças. Os livros estão desenhados para que crianças, a partir dos 5 anos, possam partilhar, juntamente com os adultos que as acompanham, momentos de descoberta, reflexão e aprendizagem, de uma forma natural e adequada ao seu contexto de desenvolvimento.

Neste livro, dou a conhecer o António, um miúdo divertido, mas que na escola tem alguma dificuldade em conviver com as outras crianças, ficando nervoso quando chega a hora de ir para o recreio. Os temas da ansiedade na infância e juventude são-me trazidos com muita frequência por pais e filhos.

É tão bom fazer amigos

Diariamente, no nosso FB, eu e a minha equipa partilhamos consigo uma dica de parentalidade sobre as melhores formas de resolver pequenos desafios diários da educação e grandes estratégias relacionais e que se sabe serem as mais indicadas para um bom desenvolvimento infantil e para uma boa comunicação pais-filho.

Mas fazemos mais por si, a propósito dos Queridos Pais… Conheça este e outros cursos na InbrainCompany – deixo-lhe alguns dos curso publicados a pensar nos pais e professores.

Experiência

PERCURSO

DEDICAÇÃO À ÁREA INFANTO-JUVENIL

Estudando, investigando, trabalhando!
01. PSICÓLOGA

O meu percurso de formação iniciou-se na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Na minha Licenciatura dei os meus primeiros passos num percurso em que a procura de atualização e especialização profissional é uma constante.

Realço a formação pós-graduada em Psicoterapia com crianças e adolescentes na Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva. Para além da forte componente teórica desta formação, também o desenvolvimento pessoal e a supervisão clínica, constituíram uma enorme mais-valia para o reconhecimento do grau de Psicoterapeuta, como especialidade avançada, por parte da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

O fascínio pelas neurociências e pelo neurodesenvolvimento levaram-me à realização de uma Pós-graduação em Neuropsicologia Pediátrica, tendo feito um trabalho de investigação que me permitiu aprofundar dois temas de grande interesse para mim: a prematuridade e a perturbação de hiperatividade com défice de atenção.

Também a formação em EMDR, com especialização na área de crianças e adolescentes, me deu acesso e habilitações para uma abordagem de eficácia comprovada na resolução de situações traumáticas.

Deste percurso, destaco também a presença enquanto oradora em diversos Congressos, nomeadamente no Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses e no Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente.

A minha experiência clínica conta com um percurso de 12 anos, tendo tido a possibilidade de, ao logo deste tempo, contactar com diferentes contextos (escolas públicas e privadas, empresas, clínica privadas) e diferentes faixas etárias (desde o berço à universidade). J

Mas metade deste percurso profissional foi realizado aqui: na Oficina de Psicologia!

02. COORDENAÇÃO DA ÁREA INFANTO-JUVENIL

Para além do trabalho clínico, enquanto Psicóloga, abraço na Oficina de Psicologia o enorme desafio de coordenar uma equipa cheia de qualidade e talento – a equipa especialista na saúde infanto-juvenil. Uma equipa onde as ideias inovadoras, para dar resposta às necessidades das crianças, dos adolescentes, dos pais e dos professores, e tendo sempre como pano de fundo as mais recentes evidências científicas, surgem à velocidade da luz…

03. SUPERVISÃO CLÍNICA

Na Oficina de Psicologia todos os psicólogos recebem duas horas de supervisão semanal. Assumo a supervisão clínica dos casos da equipa infanto-juvenil, bem como de Psicólogos externos à equipa que me procuram para esse fim. É um exercício muito interessante, que encaro com a máxima responsabilidade e que me exige ainda mais foco e disciplina na atualização de conhecimentos, assim como no raciocínio clínico. Só assim conseguiremos garantir as respostas mais eficazes para os nossos clientes.

04. FORMAÇÃO…

Quer internamente, junto da equipa, quer “fora de portas”, em empresas, escolas e faculdades, tenho realizado formação para pais, professores e educadores, assim como para outros Psicólogos. Formação em temas tão diversificados como sinais de alerta no desenvolvimento infantil, ansiedade na infância, mindfulness em contexto escolar, mindfulness na família, gestão de stress na família, birras… O mais curioso? Aprendo tanto em contexto de formação com as experiências dos formandos!

05. O QUE EU GOSTO

Já partilhei algumas coisas que eu gosto, como ler e escrever. Para viajar sem sair do lugar. Mas também gosto de viajar, saindo do lugar, de mala feita e mapa na mão. De mergulhar em ruas desconhecidas, de me envolver nos ritmos de outros locais, que não os meus. Gosto de ver outras paisagens, respirar outros aromas, provar novos sabores, me envolver em novas sonoridades. Gosto de ouvir histórias. Das histórias dos miúdos e dos graúdos. De viajar nessas histórias, sem sair do lugar…

Intervenções

Como psicóloga

As minhas intervenções preferidas em Psicologia

Como qualquer psicoterapeuta, ao longo do tempo, fui desenvolvendo algumas áreas de preferência no meu trabalho com crianças e adolescentes. Deixo-lhe apenas algumas dessas áreas. Caso não tenha a certeza se a sua dificuldade enquanto educador, ou a do seu filho, se encontra no âmbito da minha intervenção, não deixe de me contactar!
Aconselhamento parental (divórcio, sono, birras,…) 100%
Ansiedade infanto-juvenil 100%
Avaliação psicológica 100%
Perturbação obsessivo-compulsiva 90%
Depressão infanto-juvenil 90%
Hiperatividade e défice de atenção 90%
Dificuldades de aprendizagem 80%
Orientação escolar e profissional 80%
De mim para si

DE MIM PARA SI

Fazer parte da equipa da Oficina de Psicologia é comunicar com proximidade e de forma descomplicada sobre temas da Psicologia, das neurociências e da Educação.

Os convites para abordar diversos temas da infância, da adolescência e da parentalidade em meios de comunicação social (na televisão, na rádio e na imprensa escrita) são frequentes.

Partilho consigo alguns desses recentes contributos, com um registo de vídeo ou áudio, porque na blogoesfera e nos meios de comunicação social escrita têm sido tantas as minhas intervenções que se torna difícil trazê-las todas para esta página! Como alternativa, convido-o a ler alguns dos artigos que publiquei no próprio blogue da Oficina de Psicologia – destaquei os mais recentes um pouco mais abaixo.

Alguns dos artigos que escrevi

Tenho escrito diversos artigos sobre alguns dos temas que geram mais questões e preocupações a pais e educadores. Espero que lhe sejam úteis.

Respeitemos a infância

By | Junho 1st, 2017|Categorias: Crianças & Pais, Inês Afonso Marques|Etiquetas: |

Todas as fases de desenvolvimento do ser humano são especiais pelas suas idiossincrasias e pelas tarefas de desenvolvimento únicas que delas fazem parte. O cérebro está em grande desenvolvimento, com um crescimento neuronal acentuado [...]

Comentários fechados em Respeitemos a infância

Explicar aos mais pequenos o terrorismo e os atentados

By | Maio 23rd, 2017|Categorias: Crianças & Pais, Inês Afonso Marques|Etiquetas: |

Há assuntos que um pai ou uma mãe preferia não ter de abordar nunca com os seus filhos. Terrorismo e atentados são palavras que muitas crianças, atualmente, conhecem e sobre as quais fazem perguntas. [...]

Comentários fechados em Explicar aos mais pequenos o terrorismo e os atentados

Crescer é uma grande caminhada!

By | Novembro 12th, 2015|Categorias: Crianças & Pais, Inês Afonso Marques|Etiquetas: |

Um recém-nascido é um ser fascinante: os seus sentidos estão em desenvolvimento, está focado nos adultos cuidadores e mostra-se curioso pelo mundo que o rodeia. Nos primeiros meses de vida, [...]

Comentários fechados em Crescer é uma grande caminhada!

Viajar sem sair do lugar

By | Julho 10th, 2015|Categorias: Família, Inês Afonso Marques|Etiquetas: , |

Prefere ouvir? Ou prefere ler? Viajar ouvindo, contando ou lendo histórias. Era uma vez um bebé aconchegado no útero da sua mãe. A ideia de contar uma história a [...]

Comentários fechados em Viajar sem sair do lugar

Ajudar a criança a lidar com o divórcio

By | Novembro 23rd, 2014|Categorias: Crianças & Pais, Inês Afonso Marques|Etiquetas: , |

Num processo de divórcio, em última instância, a criança precisa de ouvir e de sentir que não é culpada pela separação. Por esse motivo, ajude-a a expressar emoções, manifestando total disponibilidade para a escutar [...]

Comentários fechados em Ajudar a criança a lidar com o divórcio

STOP ao perfeccionismo no desempenho escolar

By | Novembro 13th, 2014|Categorias: Crianças & Pais, Inês Afonso Marques|Etiquetas: |

Prefere ouvir? Ou prefere ler? A Maria sente que tem de ser a melhor a Educação Física. Afinal, tanto o pai como a mãe são [...]

Comentários fechados em STOP ao perfeccionismo no desempenho escolar

Extinguir maus comportamentos nas crianças?

By | Outubro 1st, 2014|Categorias: Crianças & Pais, Inês Afonso Marques|Etiquetas: , |

Extinguir comportamentos nas crianças é uma estratégia de controlo. No fundo, pretende-se eliminar comportamentos desadequados e que foram anteriormente reforçados de forma inadvertida, aumentando a probabilidade de continuarem a acontecer. Esta estratégia pode ser [...]

Comentários fechados em Extinguir maus comportamentos nas crianças?

Quando o adolescente recorre à auto-mutilação

By | Setembro 27th, 2014|Categorias: Crianças & Pais, Inês Afonso Marques|Etiquetas: , |

Quando o adolescente recorre à auto-mutilação para lidar com o sofrimento Alguns dos adolescentes que partilham em consulta que se auto-mutilam admitem que já o faziam há algum tempo antes de os pais terem [...]

Comentários fechados em Quando o adolescente recorre à auto-mutilação

O apoio da família no pós-parto

By | Setembro 18th, 2014|Categorias: Crianças & Pais, Inês Afonso Marques|Etiquetas: |

O nascimento de um filho constitui um importante marco no desenvolvimento de toda a família, implicando ajustamentos tanto do ponto de vista individual como do ponto de vista do sistema familiar. Dúvidas, desejos e [...]

Comentários fechados em O apoio da família no pós-parto
FALE COMIGO!

Contacto

CONVERSAMOS?

Poderá querer falar comigo a propósito de algum projeto ou parceria no qual considera que a experiência da nossa equipa infanto-juvenil possa ser uma mais-valia. Poderá estar à procura de um psicólogo que o ajude a dar resposta a algumas das questões com que se está a deparar na educação do seu filho, ou de um psicólogo que possa ajudar o seu filho num “soluço” do seu crescimento. Se considera que no Universo OP sou a pessoa indicada para  o acompanhar a si, enquanto pai, ou ao seu filho, envie-me o seu pedido de contacto e dar-lhe-ei retorno com muita brevidade.

Duas notas relevantes no caso de querer marcar consulta comigo. Em primeiro lugar que dou consultas em Lisboa. E, em segundo lugar, que os honorários da Oficina de Psicologia, quando se escolhe um psicólogo específico, têm um pequeno adicional.

Pretendo: (obrigatório)
Marcação de ConsultaInformações ou Reunião

Translate »