Artigos

Mais otimismo é preciso!

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin
Cecília Santos

Cecília Santos

O otimismo é uma das chaves que abre portas à nossa qualidade de vida potenciando um bem-estar geral e prevenindo comportamentos ansiógenos, sendo determinante tanto ao nível da saúde física como mental. Quem perspetiva um futuro otimista e saudável, mais rapidamente se dedica a cuidar de si, adotando comportamentos mais positivos como: prática de exercício físico mais regular, alimentação equilibrada e maiores cuidados de higiene. E não é por acaso que, pessoas com uma postura mais saudável mais facilmente combatem e previnem inúmeras patologias. Estudos científicos recentes têm comprovado que o otimismo melhora a saúde física uma vez que influencia o funcionamento do sistema imunitário, melhora a prontidão de resposta às doenças e aumenta as resistências do organismo. Para além disso, está comprovado que pessoas com atitudes mais otimistas aceitam com maior facilidade acontecimentos inesperados, comparativamente a pessoas mais pessimistas, e tendem a manifestar comportamentos mais positivos e adaptativos perante situações adversas.

A nossa visão acerca de nós próprios e do mundo exterior é também mais positiva quando somos mais otimistas, o que nos permite ter práticas diárias mais flexíveis e de menor tensão, combatendo de forma mais assertiva as dificuldades do dia-a-dia.

E nas relações socias? E No trabalho? Afinal porque é que os otimistas beneficiam de mais experiências positivas?

Sendo o otimismo uma disposição cognitiva, este influencia o modo como recebemos e interpretamos o comportamento e intenções dos outros. Quem é mais otimista usufruí de certos benefícios como maior confiança e flexibilidade relativamente aos outros, e antecipa positivamente as suas as experiências sociais.

No campo profissional, ter aquilo que apelidamos de espirito otimista é meio caminho andado para o sucesso, pois torna-nos mais persistente e resistente às adversidades e mais flexíveis, empreendedores e abertos à experiência.

 

Não deixe o otimismo para amanha! Comece já hoje a otimizar!

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin
2
  Talvez também lhe interesse:

Comments

  1. Alfredo Teles  February 2, 2015

    Muito bom!

    A base de tudo está em nossos pensamentos.

    Abraço.

    reply
  2. Flavio Henrique  February 11, 2015

    Excelente artigo. Gostei do seu blog será que podemos trocar algumas ideias? Entre em contato comigo.

    Abraços,

    reply

Add a Comment


Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress