Loading...
Maria Bartolomeu 2017-04-19T14:32:32+00:00

Maria Bartolomeu
Formação • Psicoterapeuta corporal • Consultora • Mentora • Lisboa

Fale Comigo

FILOSOFANDO UM POUCO SOBRE MIM…

Nasci em Lisboa dois dias antes do 25 de Abril, desfrutei da minha infância e maravilhosa adolescência na natureza e em plena liberdade, em Mafra.

Apaixonada pelo desporto, passava as tardes a jogar basketball, dançar… aliás todos julgavam que seria professora de educação física. Também tinha talento para as artes e a minha criatividade ganhava terreno nas tardes chuvosas com uma cartolina, pincéis e tintas.

Mas o meu sonho nuclear estava ligado à área da saúde e ao cuidar. Fugi a sete pés da matemática, o meu hemisfério direito falou mais alto, e até chegar à área da saúde fui convidada a viajar por outros mundos.

O que sou no presente é um produto complexo de inúmeros factores: a minha herança genética, a informação que trago dos meus antepassados, os registos da relação primordial com a minha mãe, a forma como nasci (parto), o ambiente familiar que me acolheu, a escola onde estudei, os amigos que fui fazendo, o País onde nasci, a cidade que escolhi para viver…Hoje, eu sou mais do que a minha própria História.

Todos estes factores deram-me um rosto, um corpo, um tipo de postura corporal e uma postura tendencial perante a vida, que se vai transformando através das infinitas possibilidades de ir fazendo novas escolhas.

E hoje escolho colaborar com a Oficina de Psicologia, uma empresa feliz, que me amplia e acolhe as minhas multifacetas. No mundo OP é possível dar largas à minha criatividade, desenvolver projetos de utilidade prática de pessoas para pessoas, sem stress e com muito boa disposição.

Alguns Projectos OP

Projectos

AQUI FICAM PROJECTOS MEUS!

Experiência

PERCURSO

17 ANOS DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

O meu percurso profissional tem sido uma viagem relacional enriquecedora: com mais de 17 anos de experiência profissional em Marketing Social e Relacional,  Comunicação e Imagem, passando pela vivência como formadora sénior, criadora da Holmes Place Training Academy Portugal (Academia de Formação), empreendedora, Professora Universitária e culminando com a minha experiência na área da Saúde como Psicoterapeuta corporal.
01. O COMEÇO

Com 23 anos e duas licenciaturas (Marketing e Publicidade) iniciei o meu estágio não remunerado numa empresa de cariz familiar com pouca autonomia e bastante trabalho administrativo. Sentia-me com uma garra de Leoa mas frustrada. Este começo fez parte do meu curriculum dos fracassos (uma ferramenta altamente catalizadora da mudança).

O certo é que existia algo melhor à minha espera. Em poucos meses tinha um trabalho remunerado como Assistente do Diretor de Marketing de uma Empresa de inovação ligada à formação no setor automóvel.

Com a especialização em Marketing e Negócios Internacionais voei um pouco mais e passados alguns anos senti necessidade de religar-me à minha essência criativa. Sai da empresa e durante algum tempo estive ligada ao Atelier de S.Paulo, espaço de reunião de vários artistas plásticos, onde me inspirei para a próxima metamorfose profissional.

Nesse momento, já tinha na minha bagagem a criatividade, uma ampla rede de ligações interpessoais, dois cursos superiores, uma especialização, meia dúzia de sonhos em carteira mas concretizáveis.

02. EMPREENDEDORA

A minha faceta empreendedora associada à bagagem criativa através da facilidade em criar marcas e divulgá-las, levou-me à criação de um espaço cultural em Oeiras ligado à gastronomia e à arte. Contudo, a sala de refeições passou a ser a minha sala de reuniões. Os clientes do espaço tornaram-se meus clientes para a área de marketing e formação. Trabalhei pequenas marcas que se tornaram grandes e hoje revelo que este foi um período intenso mas de grande crescimento pessoal/profissional revestido da sensação “mais um sonho concretizado com sucesso”.

03. ACADEMY MANAGER

Tive a honra de criar a Academia de formação de uma multinacional na área do fitness e bem estar, com funções de direcção/ coordenação das áreas de formação e recrutamento.

A Academia posicionou-se como um órgão interno de formação e desenvolvimento de toda a equipa ‘fitness’ do Departamento de Recursos Humanos da empresa. Tinha uma equipa de 51 pessoas, entre Lisboa e Norte, sendo que cerca de 35 eram formadores. A oportunidade de negócio enquanto entidade formadora na área de Desporto ganhou forma em 2004, criando-se então uma estrutura alargada e autónoma. Trabalhava entre 12-14h horas por dia com uma equipa TOP e o resultado foi um profit center com uma facturação média anual de um milhão de Euros e com 2300 formandos/ano.

Esta vivência trouxe-me sabedoria de vida. Sai da empresa em 2011, reformando-me do “livro de ponto empresarial”, dos objetivos comerciais, seguindo por um caminho onde o menos é mais: mais qualidade de vida e menos stress.

04. FORMADORA

A minha experiência como formadora e professora universitária tem sido uma oportunidade extraordinária de desenvolvimento pessoal.

Sou adepta de formações vivas, dinâmicas e o meu método é ativo, recorrendo a brainstorming, role-play, jogos pedagógicos já existentes e outros criados por mim. Durante todos estes anos desenvolvi alguns programas de sucesso: © Eu sou uma marca, © Programa ME – Mulheres Empreendedoras, © Programa Train the trainer, ©Programa Master Business Management, ©Programa Customer Care Employee Care, ©“Estou desempregado e agora?” e o apetecível “Train OP”  – programa atual da Oficina de Psicologia.

Sinto que formar é desenvolver a escuta activa, não é falar e falar e falar. É aprender a saber escutar, associar ideias, transformá-las em utilidade prática e ganhar perspectiva sobre os assuntos. Estas competências são obrigatórias no exercício da função como Psicoterapeuta, os dados foram lançados na minha infância e desenvolvidos durante todo este tempo.

05. PSICOTERAPEUTA CORPORAL

Viajei por outros mundos e finalmente cheguei à área da saúde. Sinto que “nada é por acaso”: vivenciar todas as experiências anteriores, deu-me uma maturidade emocional (bagagem) inquestionável para hoje conseguir ajudar melhor quem me procura.

Escolhi estudar a Psicoterapeia corporal em Biossíntese, uma Psicoterapia integradora certificada pela European Association for Psychotherapy., porque quando estamos em dor e por vezes em sofrimento as palavras que dizemos e ouvimos ajudam-nos mas não são suficientemente poderosas para fazer cessar estas emoções e sentimentos negativos. Estas parecem estar encrostadas em algum lugar.

Segundo a minha experiência e pelos estudos académicos em Biossíntese, o lugar onde as experiências emocionais estão encrostadas é no CORPO e é a qualidade da relação entre dois seres (cliente-terapeuta) que origina melhoras efectivas no estado emocional e físico do cliente. O terapeuta propicia ao cliente a construção de experiências positivas, abrindo espaço para o seu crescimento e para o desenvolvimento do seu potencial criativo recorrendo a várias técnicas onde a intervenção corporal também poderá estar incluída.

Em grupo, facilito regularmente aulas criativas para crianças com e sem deficiência e grupos de movimento para adultos com base nos conceitos da Psicoterapia em Biossíntese, aliando a arte, a dança, a música, o movimento, a partilha e a criatividade.

Acredito que é sobretudo a maturidade interior do terapeuta e a sua capacidade de sintonizar, “entrar no comprimento de onda do outro ser humano”, que contribuirá para reestabelecer a sua saúde de forma mais permanente quer seja em sessão individual ou em grupo.

Intervenções

Como formadora e mentora

As minhas preferências em partilhar conhecimento e sabedoria

Adoro escutá-lo e partilhar conteúdo que lhe seja útil na prática ou seja que o ajude verdadeiramente no seu dia-a-dia pessoal e profissional.
Mas de que forma? Criativa e dinâmica, sem “secas”.

Na verdade as minhas formações individuais ou em grupo não são minhas, são um resultado das dinâmicas relacionais e boas experiências trocadas entre todos os que participam.

Preferências sobre temas? Tenho uns que me foram escolhendo e outros que eu escolhi por sabe-lo imprescindíveis ao meu e ao seu sucesso. Continuo deste lado para algum tema que lhe desperte mais interesse.

Sessões de concretização individual 100%
Sessões em grupo 100%
O mundo dos afectos e relacionamentos 100%
Comunicação empática e motivação 95%
Marketing pessoal, social e relacional 90%
Empreendedorismo e gestão 80%

DO QUE GOSTO

Gosto do mundo das relações, de aprender, partilhar, escrever e escutar histórias de vida.

Gosto da vulnerabilidade por permitir-me viver relações autênticas. Gosto de me lembrar que tenho um corpo. Gosto de respeitar o meu ritmo e dizer “Não” aos outros quando isso é um “Sim” a mim mesma.

Gosto de receber e oferecer presentes vividos (experiências) como um momento de dança, um fim de tarde a ver o pôr do sol, sentir nos “ossos” as viagens que faço pois estas são sonhos concretizados que enriquecem o meu mundo afectivo.

Não gosto de violência, gosto de proteger e ser protegida, gosto muito de crianças e do amor em reciprocidade.

Gosto de missões. E a minha principal é aprender a fazer escolhas adequadas ao meu sentir e proporcionar bons momentos  às pessoas que se cruzam comigo.

De mim para si

Alguns dos artigos que escrevi

Porque é que a relação não deu certo?

By | Junho 13th, 2017|Categorias: Maria Bartolomeu, Relações|Etiquetas: |

Porque é que às vezes um relacionamento não dá certo? Sobretudo quando iniciamos um relacionamento com alguém que nos atrai fisicamente e com quem temos afinidades importantes? A resposta a esta questão é complexa [...]

Para que serve uma relação?

By | Junho 4th, 2017|Categorias: Maria Bartolomeu, Relações|Etiquetas: |

Entre muitas coisas, a relação entre duas pessoas serve de palco de crescimento e aprendizagem. É através do que sente na relação que se vai conhecendo a si mesmo. A relação funciona como um espelho, [...]

Comentários fechados em Para que serve uma relação?

Há um mundo subtil nos relacionamentos

By | Maio 15th, 2017|Categorias: Maria Bartolomeu, Relações|Etiquetas: |

Alguma vez já se questionou porque é que os seus relacionamentos não são exatamente como gostaria que fossem? Culpamos o outro pelo nosso mau estar, afirmamos ter pouca sorte e raramente voltamos [...]

Comentários fechados em Há um mundo subtil nos relacionamentos

Amar na medida certa

By | Maio 10th, 2017|Categorias: Desenvolvimento Pessoal, Maria Bartolomeu, Relações|Etiquetas: |

Serei bonzinho demais? Amar na medida certa é saber, na prática, harmonizar todo o excesso. Alguma vez se perguntou “mas eu sou tão bonzinho porque é que isto correu tão mal?” Ser bonzinho demais [...]

Comentários fechados em Amar na medida certa

Tímidos na montanha do sucesso

By | Abril 29th, 2017|Categorias: Carreira, Maria Bartolomeu|Etiquetas: |

É tímido e quer escalar a montanha do sucesso? E porque não? O rótulo da timidez ainda parece carregar uma conotação negativa na nossa sociedade mas há vantagens em sê-lo.   Por pessoa tímida [...]

Comentários fechados em Tímidos na montanha do sucesso

Sabe o valor da sua marca individual?

By | Abril 27th, 2017|Categorias: Carreira, Maria Bartolomeu|Etiquetas: |

Trabalha numa empresa? É um profissional liberal? Não importa o seu cargo ou área: esta mensagem é para si.   Já parou para pensar qual é o valor da sua “marca” no mundo? Todos [...]

Comentários fechados em Sabe o valor da sua marca individual?

Estimule a sua criatividade profissional

By | Abril 14th, 2017|Categorias: Carreira, Desenvolvimento Pessoal, Maria Bartolomeu|Etiquetas: |

Partilho consigo algumas dicas para estimular a criatividade no seu mundo profissional: 1) TREINE A FLEXIBILIDADE ATRAVÉS DE MOMENTOS DISRUPTIVOS Ao querer resolver uma situação complexa com um leque limitado de perspectivas é possível [...]

Comentários fechados em Estimule a sua criatividade profissional

E se pudesse mudar algo em si…

By | Novembro 19th, 2016|Categorias: Desenvolvimento Pessoal, Maria Bartolomeu, Serviços|Etiquetas: |

Sabemos que a mudança dificilmente ocorre pela via racional e a “solo”, precisamos do outro para nos ajudar a promovê-la. E sabia que nosso eu é altamente resistente a qualquer tentativa que se oponha [...]

Comentários fechados em E se pudesse mudar algo em si…

Descubra o seu ritmo

By | Outubro 3rd, 2016|Categorias: Desenvolvimento Pessoal, Maria Bartolomeu|Etiquetas: , |

Confortavelmente sentada no sofá, percorro com o pensamento novas formas de enfrentar os desafios do dia-a-dia. Desejo voltar a sorrir em permanência, libertar-me dos pesos do passado, desejo cuidar melhor do meu corpo. Parei [...]

Comentários fechados em Descubra o seu ritmo
FALE COMIGO!

Contacto

CONVERSAMOS?

Claro que sim, poderá falar comigo caso queira uma formação individual de concretização e/ou apanhar o “comboio da formação OP”- ciclo de workshops de curta duração mas com efeitos a longo prazo.

E que tal fazermos assim? Pode enviar-me o seu pedido de contacto, analisarei o seu pedido com toda a atenção e responder-lhe-ei, no máximo, em um dia.

Em todo o caso estou em Lisboa e na sede da Oficina de Psicologia. Até já!

Pretendo: (obrigatório)
Marcação de ConsultaInformações ou Reunião

Translate »