Mindful kids

Quantas vezes vocês já perceberam que seu filho ou aluno tem dificuldade para prestar atenção, torna-se agitado e impaciente diante pequenas frustrações do dia a dia? A criança, assim como o adulto, é afetada pelo ritmo acelerado de atividades e o grande número de informações que interferem na concentração e promovem uma aceleração de pensamentos e ações.
A todo instante há estímulos que chamam a sua atenção na TV, nos jogos eletrônicos, nos celulares, na rua, na escola. Dessa forma, a mente infantil, naturalmente curiosa, muda o foco de atenção a todo instante promovendo dificuldades para sustentar a atenção em determinado foco por algum tempo. Sem essa habilidade, ela se distrai facilmente, e em algum momento isso pode comprometer o desempenho escolar.
Nesse contexto o mindfulness é um recurso que ajuda a criança a desenvolver, não só a sua capacidade de concentração e de regulação emocional, como também uma forma de aquietar a mente e o corpo. Até mesmo para TDAH essa prática tem-se revelado como um auxiliar no tratamento da desatenção, impulsividade e agitação.
Mindfulnes é uma palavra da língua inglesa que poderia ser traduzida como atenção plena ou consciência do momento presente. Trata-se de um treino de atenção que promove mudanças na estrutura do cérebro, favorecendo a capacidade de concentração, a autoconsciência e a autorregulação emocional. Com mindfulness, criamos o hábito de observar em que estamos colocando a atenção e também os nossos estados mentais e emocionais. Assim, é possível desenvolver flexibilidade para lidar com situações adversas, o que reduz o stress e a ansiedade diante as frustrações.
A região do cérebro que regula a atenção regula também as emoções, com a prática as crianças podem ser capazes de desenvolver a autoconsciência emocional e certa dose de autocontrole, desde que sejam adequadamente estimulados para isso. Os neurocientistas costumam dizer que mindfulness é uma musculação para o cérebro, já que fortalece as estruturas neurais. A comparação é bem apropriada, pois no mindfulness, assim como na musculação, os efeitos não aprecem de um dia para o outro, e sim ao longo de semanas, e também dependem da regularidade com que se pratica.
A Oficina de Psicologia está lançando o primeiro grupo de práticas mindfulness para crianças em Belo Horizonte, é o MINDFUL KIDS, com início em outubro. A proposta é orientar pais e filhos sobre a importância da atenção plena no cotidiano e por meio de vivências simples ensinar as crianças a ter consciência de seus pensamentos e sentimentos no momento presente.
Para mais informações entre em contato.
Telefone Belo Horizonte, Brasil: 3284-8703
2017-03-12T10:37:00+00:00 Setembro 22nd, 2016|Crianças & Pais, Mindfulness, OP BH Brasil|
Translate »