Mindfulness da Vida Diária

Mindfulness não se resume a práticas formais de meditação sentada, saiba como poderá ser Mindful durante o seu dia-a-dia.

Avançamos aqui algumas estratégias simples e práticas:

  1. Mal acorde de manhã, antes de sair da cama, traga a sua atenção para a sua respiração (pelo menos cinco respirações completas), deixando que a respiração se faça por si mesma.
  2. Todos os dias, de manhã ou à noite, faça uma lista mental por tudo o que se sente grato. Mude o foco do que precisa para aquilo que quer.
  3. Note a sua postura corporal durante o dia. Esteja consciente de como a sua mente e o seu corpo se sentem quando se movimenta da posição deitado para posição em pé ou enquanto caminha. Note sempre que mudar de uma postura para a seguinte.
  4. Quando ouvir um telemóvel tocar, um pássaro a cantar, o barulho de um carro que passa, um riso, uma buzina, uma porta a fechar ou qualquer outro som use-os para se lembrar de estar completamente no aqui-e-agora.
  5. Durante o dia, tire alguns momentos para trazer a sua atenção para a sua respiração.
  6. Quando come ou bebe algo, tire um minuto e respire. Traga a sua atenção para ver a sua comida, cheirar a sua comida, saborear a sua comida, mastigar a sua comida e engolir a sua comida.
  7. Repare no seu corpo enquanto caminha ou está simplesmente de pé. Tire uns instantes para notar a sua postura. Tome atenção ao contacto do chão por baixo dos seus pés. Sinta o ar na sua face, pernas ou braços enquanto caminha. Mesmo quando está com pressa, esteja com esse movimento apressado.
  8. Traga a atenção para o ouvir e falar. Consegue ouvir sem ter de concordar ou discordar, sem ter de gostar ou não gostar ou sem planear o que vai dizer quando for a sua vez de falar. Consegue dizer apenas o que precisa de dizer sem colocar frases demais ou de menos no que iria dizer?
  9. Quando vir que está à espera numa fila, use este tempo para notar a sua respiração e a sua postura. Traga a atenção à dilatação e contracção do seu abdómen enquanto respira. Estará a sentir-se impaciente?
  10. Foque atenção nas suas atividades diárias – lavar os dentes, secar o cabelo, tomar banho, vestir-se, etc… Utilize uma atitude mindful para cada atividade
  11. Antes de ir dormir, tire alguns instantes e traga a sua atenção para a respiração durante alguns instantes.

Seja Mindful!

Nuno Mendes
Nuno MendesDirector Clínico
Psicólogo Clínico e Psicoterapeuta
Mostrar mais Artigos
2017-03-07T12:01:24+00:00 Setembro 10th, 2014|Mindfulness, Nuno Mendes Duarte, Prática do dia-a-dia|