Mindfulness na Oficina de Psicologia

 

«Através desta prática sistematizada é possível começar a mudar a relação com todos os pensamentos ou estados internos que produzem sofrimento», confirma o psicoterapeuta Nuno Mendes Duarte, diretor clínico da Oficina de Psicologia e dinamizador dos grupos de mindfulness da clínica – adaptados do MBSR de Kabat-Zinn, à semelhança do de Sagara, e do Mindfulness-Based Cognitive Therapy (Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness ou MBCT), concebido para casos crónicos de depressão e tristeza. «Do ponto de vista do tratamento, protocolos testados cientificamente permitem regular o stress e a ansiedade (com meditações formais e informais) e prevenir a recaída na depressão: em lugar de as pessoas serem arrastadas por pensamentos negativos, o mindfulness dá-lhes perspetiva para saírem da espiral antes que se agrave.»

Um som metálico indica ser tempo de voltar a estar plenamente comigo neste novo grupo, sentada numa cadeira sem telemóvel por mais duas horas, a respirar atenta enquanto aceito as dores nas costas (é oficial: estou a apanhar-lhe o jeito). Nuno guia a sessão com voz segura: «Pacientemente, pratique sentir o que está já aqui – e o corpo está sempre aqui – até se tornar uma segunda natureza reconhecer os mais ínfimos movimentos que faz. Repare nesse gesto de procurar conseguir. É capaz de tentar por si estar com isso? Senti-lo?» O que eu sinto é uma certa agitação quando tento concentrar a atenção no corpo interior. Julguei que pudesse ser trapalhice minha, mas Nuno coloca a hipótese de uma emoção retardada, da qual não tinha consciência antes de observá-la (e de aceitá-la, à boa maneira mindfulness, para não descambar em sofrimento inútil).

Excerto do Artigo “Despertar da Mente” in Notícias Magazine (Autora: Ana Pago)

Nem sempre é fácil começar a praticar Mindfulness.

Apesar de parecerem conceitos simples, a aprendizagem da prática implica sempre momentos de reflexão e de compreensão sobre como aplicar no seu dia-a-dia.

Para o ajudar a começar a dar os primeiros passos desenhámos o Grupo ExperiMente Mindfulness que, ao longo dos últimos anos, tem permitido a muitas pessoas iniciarem uma prática regular de Mindfulness.

As próximas edições do Programa Experimente Mindfulness têm o seu início nos dias:

5 de Abril de 2017

É constituído por 6 sessões semanais, cada sessão tem um custo unitário de 25€ (120€ se pagar conjunto das 6 sessões na inscrição). Decorre em Lisboa e Porto.

Os lugares são limitados, inscreva-se aqui.


 Programa Experimente Mindfulness

O programa do Grupo enfatiza a atenção plena a cada momento sem qualquer julgamento ou avaliação. Aprender a dirigir, intencionalmente, a sua atenção é o objectivo das sessões 1 a 3. Primeiro, vamos aprender a tornarmo-nos conscientes de que normalmente prestamos pouca atenção ao nosso dia a dia.

Vamos aprender estratégias para estarmos mais conscientes de como a mente muda rapidamente de um assunto para outro, e a importância que esse vaguear possui.

Em segundo lugar e depois de termos reparado que a mente vagueia iremos aprender como se pode trazê-la de volta para um único ponto ou foco. Isto é ensinado, primeiro, com referência a partes do corpo e, em segundo, com referência à respiração.

Em terceiro lugar, vamos aprender a estar conscientes de que é este aspecto da mente vaguear que permite que os pensamentos e sentimentos negativos ocorram. Só quando uma pessoa se tornou consciente destes aspectos é que pode escolher se lida com eles agora ou mais tarde, pois sem esta consciência a pessoa estará sempre refém da sua própria mente e do que esta lhe possa oferecer.

Este aspecto de lidar agora ou mais tarde com os pensamentos e sentimentos é abordado das sessões 4 até à 6.

Contamos consigo?

Seja Mindful!

 

Autoria

Nuno Mendes Duarte
Nuno Mendes DuarteDirector Clínico
Psicólogo Clínico e Psicoterapeuta
Mostrar mais Artigos