Mindfulness para crianças?

Mindfulness para crianças

Mindfulness ou atenção plena é uma prática que favorece a pessoa perceber-se, no momento presente, tornando- se consciente do que se passa no seu corpo, mente e pensamento.

Ao contrário do que muitos pensam, mindfulness não é meditação e não está ligado a nenhuma prática religiosa. Trata-se de uma prática de exercícios que favorece o desenvolvimento da capacidade de regular sua atenção.

Devido ao ritmo acelerado que vivemos, a superficialidade das relações e ao excesso de informações, muitas vezes,  nos perdemos de nós mesmos e, outras vezes, nem sabemos dizer ao certo o que estamos sentindo e para que iniciamos um determinado movimento. É comum ouvirmos histórias engraçadas de pessoas que procuram o próprio óculos que está nas suas mãos ou mesmo histórias mais sérias de pais que esqueceram a criança no automóvel…!!

Este estado de pouca consciência é conhecido como piloto automático. Em determinados momentos da vida o automatismo dos movimentos é muito favorável, como por exemplo: quando uma criança vai jogar futebol com os amigos ou quando o adolescente acorda atrasado para ir à escola; nestes momentos a atenção plena não se faz tão necessária.

Porém pense em momentos de aprendizagem escolar. Provas,  treino de um esporte e outros, é importante que a pessoa tenha concentração e atenção plena no que está realizando para que possa realmente apreender e atuar de forma assertiva.

A atenção plena é útil não apenas para o aprendizado; ela também favorece a qualidade emocional do indivíduo e das suas relações interpessoais; não é raro acontecer de uma criança se sentir frustrada ao ser punida por algo que ela inúmeras vezes diz ter feito com o irmão, sem perceber…..! Estudos científicos comprovam que, com a prática regular de Mindfulness, existe uma melhora na percepção do indivíduo de si mesmo e do outro, uma habilidade de escutar, melhora no pensamento de forma estratégico, no desenvolvimento da criatividade e na clareza da percepção dos seus sentimentos….ou seja; é um ótimo começo para o autoconhecimento….!!!

Veja tudo sobre o Mindful Kids – o curso da Oficina de Psicologia que ensina os mais pequenos a serem mindful.

Priscilla Soares
Priscilla SoaresPsicóloga Clínica
Mostrar mais Artigos
2017-04-17T10:15:32+00:00 Abril 17th, 2017|Crianças & Pais, Mindfulness, OP BH Brasil, Priscilla Soares|