Mindfulness

 

Se ainda pondera o que significa Mindfulness, este texto é para si.

Se está familiarizado com o  conceito, tenho boas notícias, este texto também é para si.

Mindfulness significa prestar atenção a um determinado objecto, com intenção, no momento presente e de uma forma não avaliativa.

Cultiva-se esta atitude dirigindo a nossa atenção, de forma intencional, a coisas às quais normalmente não dedicamos muito tempo.

Se tudo isto ainda não fica claro, eu exemplifico. Sabe quando parece que está a ler levado pelos seus pensamentos e se distrai completamente do que está a fazer? Sabe quando parece que se esquece de si um dia inteiro, porque nem se lembra que existe? Sabe quando tem reacções automáticas e depois se pergunta porque é que acabou a fazer aquilo se nem lhe apetecia?

Tudo isto é o oposto de Mindfulness. Significa que está a viver em piloto automático, não tendo consciência de que pode melhorar o seu desempenho na sua vida se estiver com atenção ao aqui-e-agora, sem se deixar perder nos pensamentos e nas histórias que lhe provocam desconforto.

Na Oficina de Psicologia, construímos o Programa ExperiMente Mindfulness que, ao longo dos últimos anos, tem permitido a muitas pessoas iniciarem uma prática regular de Mindfulness.

É constituído por 6 sessões semanais, e pode saber mais aqui sobre as próximas edições


Programa do Grupo Experimente

O programa do Grupo enfatiza a atenção plena a cada momento sem qualquer julgamento ou avaliação. Aprender a dirigir, intencionalmente, a sua atenção é o objectivo das sessões 1 a 3. Primeiro, vamos aprender a tornarmo-nos conscientes de que normalmente prestamos pouca atenção ao nosso dia a dia.

Vamos aprender estratégias para estarmos mais conscientes de como a mente muda rapidamente de um assunto para outro, e a importância que esse vaguear possui.

Em segundo lugar e depois de termos reparado que a mente vagueia iremos aprender como se pode trazê-la de volta para um único ponto ou foco. Isto é ensinado, primeiro, com referência a partes do corpo e, em segundo, com referência à respiração.

Em terceiro lugar, vamos aprender a estar conscientes de que é este aspecto da mente vaguear que permite que os pensamentos e sentimentos negativos ocorram. Só quando uma pessoa se tornou consciente destes aspectos é que pode escolher se lida com eles agora ou mais tarde, pois sem esta consciência a pessoa estará sempre refém da sua própria mente e do que esta lhe possa oferecer.

Este aspecto de lidar agora ou mais tarde com os pensamentos e sentimentos é abordado das sessões 4 até à 6.

 

Nuno Mendes Duarte
Nuno Mendes DuarteDirector Clínico
Psicólogo Clínico e Psicoterapeuta
Mostrar mais Artigos
2017-05-03T18:32:43+00:00 Setembro 10th, 2016|Mindfulness, Nuno Mendes Duarte, Prática do dia-a-dia|
Translate »