O que é Terror Noturno?

Terror nocturnoParece titulo de filme de terror, não é? Muitos provavelmente nunca ouviram falar nisso e outros tantos já conheceram (ou conhecem) de perto esse fenômeno do sono, comum nas crianças. O Terror Noturno é uma parassonia (esta, sim, é uma palavra é assustadora!), ou seja, é um evento indesejável do sono; não é um transtorno ou doença.

Em um episódio típico de Terror Noturno (TN), a pessoa está dormindo e, de repente, grita ou senta-se na cama, com olhar de medo intenso, com os olhos abertos, assustada e suando. Pode ser que fale coisas desesperadas, difíceis de serem compreendias e sem significado lógico. Embora pareça estar acordada, a pessoa que sofre de TN está dormindo e, se acordar, provavelmente estará confusa, sem saber o que aconteceu. O TN é  muito terrificante para quem presencia (geralmente os pais), pois não sabem o que fazer para acalmar a pessoa. Da mesma forma que veio, esse ataque passa após alguns segundos ou minutos e a pessoa volta a dormir tranquilamente e, provavelmente, nem se lembrará do que aconteceu durante a noite.

O Terror Noturno ocorre com mais frequência em crianças (cerca de 6,5% das crianças podem ter essa parassonia), tendendo a ser mais comum dos 4 aos 12 anos. Os episódios acontecem no primeiro terço da noite, ou seja, nas 3 ou 4 primeiras horas de sono. As crianças também podem ter ataques de sonambulismo e solilóquios (falar durante o sono).  O TN é raro em adultos, entretanto, se acontecer, podem se manifestar em qualquer período do sono.

Embora não tenha uma causa definida, existe uma forte ligação genética e familiar, geralmente ocorrendo em vários membros da mesma família. Sabe-se que alguns fatores contribuem para o aparecimento das crises de TN (e são as mesmas para o sonambulismo) e você pode estar atento a elas se tiver ou conhecer alguém que apresente Terror Noturno:

  • Privação de sono (dormir poucas horas);
  • Hipertiroidismo (doença da tireoide);
  • Enxaqueca;
  • Algumas doenças neurológicas (não sendo a manifestação única desta doença);
  • O período pré-menstrual;
  • Comer muito antes de ir dormir (sua avó já dizia…);
  • Estresse físico ou emocional;
  • Outros transtornos ou eventos relacionados ao sono, como Apneia do sono;
  • Dormir num ambiente pouco familiar (como em viagens, por exemplo);
  • Uso de alguns medicamentos, uso e abuso de álcool;
  • Febre em crianças

É bastante normal para uma criança ter terrores sono e normalmente não necessita de nenhum tratamento médico, apenas orientação aos pais. Nas crianças, ele tende a ir embora por conta própria quando eles entram na adolescência. Os pais ou acompanhantes devem simplesmente vigiar de perto, sabendo que aquela crise irá passar e seu filho voltará a dormir tranquilamente. Raramente há riscos de lesões graves, mas pode haver um constrangimento quando essa criança ou adulto dorme fora de casa, podendo afetar muito suas relações com os outros.

Para maiores informações sobre um sono mais adequado e restaurador, não deixe de ler nossas dicas de sono em nosso site oficial:

Júnea Chiari – Psiquiatra

The post O que é Terror Noturno? appeared first on Oficina de Psicologia.

Source: OP Brasil Blogs Uai

2017-06-15T13:07:26+00:00 Maio 31st, 2017|OP BH Brasil, Sono|
Translate »